NOTÍCIAS

Postado em 08 de Julho de 2014 às 16h01

Respeito, transparência e disciplina: valores destacados por Lanznaster

Entusiasta do cooperativismo, Mario Lanznaster disse que durante toda sua trajetória pessoal e profissional, prezou pelos valores recebidos dos pais, como respeito, transparência e disciplina, os quais também repassa aos filhos e estimula no ambiente de trabalho: a Coopercentral Aurora Alimentos.

Lanznaster foi convidado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) para participar do Programa Almoço Empresarial no mês de julho. No encontro, ele apresentou os números que fazem da Coopercentral Aurora Alimentos uma das maiores agroindústrias do País. Defendeu a efetividade do tripé da sustentabilidade, calcado nos aspectos econômicos, ambientais e sociais. Disse que o líder precisa dar autonomia aos liderados que, em contrapartida, devem dar conta de suas tarefas. “Assim todos crescem juntos”.

O líder empresarial valorizou a importância da leitura e contou que, com frequência, os colaboradores da equipe de gestão da cooperativa são contemplados com livros cujos temas variam entre liderança, empreendedorismo, gestão, relacionamento, entre outros. “O objetivo é estimular a leitura e promover o desenvolvimento pessoal dos nossos colaboradores”.

A partir de suas vivências, sobre as perspectivas para o futuro, Lanznaster previu que o Brasil é forte candidato a maior fornecedor de proteína animal para o mundo, no entanto, ponderou que o gargalo do País está no custo Brasil, que pode comprometer o desenvolvimento. Sobre a região Oeste, novamente foi enfático ao pedir a colaboração de todos na busca pela consolidação da ferrovia. Disse ainda que o futuro para a região está na oferta de produtos com valor agregado, com produtos industrializados, e no fracionamento dos alimentos, já que as famílias estão ficando cada vez menores. Outro entrave apontado por Lanznaster foi a falta de mão de obra. “Apesar da contratação de haitianos, presidiários e indígenas, ainda nos falta pessoal. Só na unidade de Xaxim, hoje, temos cerca de 400 vagas abertas”, ponderou.

Coopercentral Aurora Alimentos

A Coopercentral Aurora Alimentos é um conglomerado agroindustrial sediado em Chapecó (SC) que pertence a 12 cooperativas agropecuárias, sustenta 22.500 empregos diretos e tem uma capacidade de abate de 16.500 suínos/dia, 858 mil aves/dia e um processamento de 1,5 milhão de litros de leite/dia. Mantém 42 estabelecimentos: oito unidades industriais de suínos, seis unidades industriais de aves, seis fábricas de ração, 13 unidades de ativos biológicos (incluindo granjas, incubatórios e unidade de disseminação de gens), oito unidades de vendas e a sede central (matriz).

Em 2013, a Aurora obteve uma receita operacional bruta de 5 bilhões 711 milhões de reais, com 23,6% de crescimento em relação ao ano anterior. As sobras do exercício foram de 302 milhões de reais (66% de incremento) e tiveram a seguinte destinação: 150 milhões para Fundos de Reservas, 104 milhões capitalizados às 12 cooperativas filiadas e 44 milhões distribuídos às filiadas.

No conjunto empresarial, o negócio “suínos” representa 49% da receita bruta da Cooperativa Central, o negócio “aves” 33%, o negócio “lácteos” 12% e os demais setores (massas, bovinos, rações etc) 6%. Essa estratificação está expressa na receita bruta por segmento de negócio: suínos 2 bilhões 818 milhões; aves 1 bilhão 907 milhões; lácteos 653 milhões; bovinos 60 milhões; massas 62 milhões e outros itens 209 milhões de reais.

As vendas no mercado interno somaram 4 bilhões 655 milhões e representaram 81,52% das receitas totais As vendas no mercado externo representaram 1 bilhão e 55 milhões ou 18,63% da receita bruta.

EFEITOS SOCIAIS

O quadro de pessoal diretamente empregado pela Cooperativa Central Aurora Alimentos teve uma expansão de 19,5% em 2013, passando a 21.249 colaboradores. O quadro laboral é formado em 55% por homens e em 45% por mulheres. Foram contratados, durante o ano, 3.468 novos trabalhadores para diversas áreas e setores. Outros números também revelam a importância social e econômica da Aurora. A cooperativa gerou, no ano passado, 758 milhões de reais em tributos e 996 milhões de reais em valor adicionado na atividade industrial. Aos trabalhadores foram transferidos 626 milhões de reais em remuneração, benefícios e encargos sociais.

APOIO BRDE

O Programa Almoço Empresarial da ACIC conta com apoio do BRDE. O banco vem se consolidando como uma das principais fontes de financiamento da região Sul do Brasil com atuação em quase todos os setores econômicos, financiando empreendimentos de todos os portes.

Veja também

Situação financeira do HRO é apresentada em reunião do Conselho Deliberativo da ACIC30/08/17 O presidente da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (AHLVF) Severino Teixeira da Silva Filho participou, nessa semana, de reunião do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e apresentou a atual situação financeira da entidade que administra o Hospital Regional do Oeste (HRO), o Hospital da Criança e o......
Salões de Beleza: profissionais capacitados sobre prevenção10/06/14 A prevenção de doenças infecciosas nos salões de beleza foi o tema central do Encontro “Salões de beleza: cuidando também da sua saúde”, realizado na segunda-feira (09) na ACIC em Chapecó. A......

Voltar para Notícias