NOTÍCIAS

Postado em 16 de Junho de 2015 às 08h23

Qualidade na produção gráfica é tema de palestra na ACIC

O Núcleo das Indústrias Gráficas da ACIC realizou nessa terça-feira, através do Projeto Empreender Competitivo, a palestra “A qualidade do produto controlada por quem faz: os donos dos processos na indústria gráfica”, da qual participaram empresários e colaboradores das empresas nucleadas da ACIC e associadas da Abigraf e do Sigraf.
A abordagem do assunto foi direcionada a operadores dos processos de pré-impressão, impressão, pós-impressão (Acabamento) e gestores/técnicos analistas/ assistentes dos departamentos de qualidade, produção, PCP, custos, controladoria e todos os colaboradores envolvidos com aumento de qualidade e reduções de custos e rejeites, devoluções e desperdícios na qualidade dos produtos efetuados pela Empresa.
Ministrada pelo palestrante Marcelo Ferreira, a atividade teve como objetivo promover a reflexão sobre a importância de todos os envolvidos no processo de produção para que produtos e serviços atendam os requisitos de qualidade. Com mais de 30 anos de experiência no assunto, Ferreira, disse que as equipes precisam, mais do que ter controle sobre os processos, fazer a gestão deles. “Quando se faz controle, o produto já está feito, o erro já pode ter ocorrido e acontece o prejuízo. Diferente da gestão, que antecipa e previne os erros que poderiam vir a acontecer”, afirmou.
Foram abordados temas como trabalho em equipe, rejeites, retrabalho, liderança, metas, avaliação, auditorias, entre outros.
O coordenador do Núcleo das Indústrias Gráficas da ACIC, Paulin Rotava, reforçou a importância de envolver todos os setores das empresas para acompanhar a palestra. “A responsabilidade sobre o produto não deve recair apenas no setor de produção. Todos os envolvidos no processo precisam estar conscientes que a satisfação do cliente será o resultado da soma de todos os esforços, desde a venda até a entrega e o pós-venda. O Núcleo, com apoio do Projeto Empreender Competitivo, tem conseguido munir as empresas nucleadas de informações de qualidade para melhorar, cada vez mais, seus produtos e serviços”, destacou.
O Projeto Empreender Competitivo é uma realização da Confederação Brasileira das Associações Empresariais (CACB) em parceria com o SEBRAE/NA e apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (FACISC), SEBRAE/SC e Associações Empresariais, via Programa Empreender.

Veja também

Brasil tem 20 milhões de empreendimentos19/02 Atualmente, são 20 milhões de empreendimentos no Brasil. Quase 70% desses negócios são pequenos - cerca de 13,5 milhões de empresas, de acordo com os dados da consultoria Empresômetro. De 2008 a 2017, triplicou o número de empreendedores no país, passando de 14,6 milhões para 49,3 milhões segundo a pesquisa GEM/Sebrae. O setor de......
O clube e a empresa na vida de Sandro Pallaoro04/01/16 A empresa que possui (Pallaoro Distribuidora de Frutas) e o clube que preside (Associação Chapecoense de Futebol) se misturam na trajetória do empresário Sandro Luiz Pallaoro eleito, em novembro passado, Empresário do Ano......

Voltar para Notícias