NOTÍCIAS

Postado em 22 de Maio às 15h59

Programa Vida Empresarial Empreendedorismo e superação de desafios marcam a trajetória profissional de Neloir Tozzo

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Histórias inspiradoras de sucesso empresarial e pessoal. É isso que o Programa Vida Empresarial, da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em parceria com a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), leva todos os anos para acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas, empresários e professores. O evento ocorreu nessa semana, com a participação do diretor da Distribuidora Nilo Tozzo, Neloir Antônio Tozzo, que relatou sua trajetória. A iniciativa teve apoio institucional do BRDE, Certa Seguros, Inviolável, Sicoob MaxiCrédito, Sicredi e Unimed.
Nico Tozzo, como é mais conhecido, falou de esforço, superação, ética, transparência e responsabilidade. Sua trajetória remonta a história do avô, Fermino Tozzo, que chegou em Cordilheira Alta (SC) em 1947, vindo do Rio Grande do Sul, e estabeleceu um pequeno comércio. Seu pai, Nilo Tozzo, acompanhou o empreendedorismo da família e fundou, em 1953, a Ludovico J. Tozzo.
A trajetória de Nico como empresário caminhou junto com a história da família. “O modo de agir de forma empreendedora e ética, inovando e buscando por oportunidades aprendi com meus pais e no dia a dia, atrás do balcão, no nosso pequeno negócio, um armazém de secos e molhados”, relatou, acrescentando que atuou em todos os segmentos dentro da empresa, até chegar aos cargos de confiança, como o setor contábil.
Em 1997 houve uma cisão com a empresa Ludovico J. Tozzo: Nilo Tozzo e os filhos Neloir, Aumir e Jair abriram o Grupo Nilo Tozzo. Naquele ano também nasceu a Nilo Tozzo Distribuidora, empresa pioneira nas vendas fracionadas ao varejo. A estrutura inicial era composta por vendas de cosméticos, produtos de higiene pessoal e de material de limpeza. A empresa tinha 13 representantes comerciais, 18 colaboradores, 1.500 clientes e quatro caminhões na frota.
Uma das histórias que marcaram Nico Tozzo foi a sua primeira viagem à China, em uma missão com 40 empreendedores. “Foi quando percebi a importância de ter bons relacionamentos, de falar outras línguas e do associativismo”, realçou. “As primeiras viagens eram difíceis, mas fomos fazendo contatos e hoje somos distribuidores da Hasbro para Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul”.
O esforço, dedicação e superação de desafios fizeram a empresa crescer. Em 2007, foi construída a nova sede, passando de 1.600 m² para 10.000 m². Em 2008, a Nilo Tozzo passou a atuar no ramo de binquedos, atuar com segmentação de importados, participar de previews de Natal e adquirir licenciamentos da Disney. Em 2014, a matriz da empresa recebeu mais 5.000 m² e foi construído um novo centro de distribuição em Nonoai (RS).
Outro salto de qualidade e desenvolvimento foi dado a partir do uso de indicadores de desempenho, quando se passou a medir lucratividade, produtividade, custos e despesas, inadimplência, rastreabilidade da frota e rotatividade. Em 2012, a empresa iniciou a utilizar em larga escala a ferramenta Business Intelligence (BI).
Em 2013, a Nilo Tozzo Distribuidora já atendia clientes em todo o Sul do Brasil e no Mato Grosso do Sul, totalizando em torno de mil cidades. Atualmente, possui entre 3.000 e 3.500 pedidos por dia, tendo capacidade para 6.000.
De acordo com Nico, é importante investir em tecnologia. “O que investimos em tecnologia se pagou porque você consegue vender a empresa de maneira diferente”. Ele também ressaltou a valorização dos colaboradores. “As pessoas fazem a diferença na empresa. Se você realmente viver o momento, compartilhar as dificuldades e ser sincero, vencerá os obstáculos. No fim de 1997 tínhamos 30 funcionários e 21 deles ainda estão conosco. Por isso, nossa festa de 20 anos, em 2017, foi dedicada às pessoas”, enfatizou. A empresa conta com 700 colaboradores e 140 veículos na frota.
Neloir Tozzo é graduado em Administração de Empresas, casado com Cleusa Aparecida Tozzo e pai de André e Natália. Foi criador da Associação Comercial de Cordilheira Alta, diretor do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) por vários anos, diretor da Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses (ADAC) e também atua de forma voluntária como conselheiro do Hospital Regional do Oeste. Em 2017, foi reconhecido pela comunidade econômica de Chapecó como Empresário do Ano.
Em sua trajetória, Nico adquiriu muitos aprendizados a partir de suas vivências e deixou cinco dicas fundamentais para um jovem empresário: conviver com seu segmento e estar presente em feiras e eventos dos fornecedores; aprender com as reclamações e conhecer os clientes; contratar pelo caráter; tirar uma lição dos erros; acreditar em si mesmo e encarar o desconhecido.

PROGRAMA VIDA EMPRESARIAL

O presidente da ACIC, Cidnei Barozzi, lembrou que o Programa Vida Empresarial foi criado pela ACIC em 1991 para registrar e destacar o espírito empreendedor de pessoas que contribuem na construção e desenvolvimento econômico de Chapecó e região e para compartilhar a vida acadêmica com o meio empresarial. “É uma grande oportunidade para conhecer cases de sucesso. Esse momento serve de inspiração para os participantes, pois o Brasil precisa de novos empreendedores para continuar crescendo”.
A coordenadora do curso de Administração, Cleunice Zanella, frisou que o evento é sempre muito esperado pelos professores e acadêmicos. “Ouvimos cases de sucessos de pessoas que são exemplos hoje e que transformam o setor produtivo. Essa proximidade com a classe empresarial é muito valiosa para academia, assim como as parcerias com entidades como a ACIC que fortalece nossos cursos na medida em que promove eventos como esse”.
O pró-reitor de Pesquisa, Extensão, Inovação e Pós-Graduação, Leonel Piovezana, comentou que Neloir Tozzo é egresso da Unochapecó e ressaltou a importância de parcerias para o desenvolvimento regional. “É necessária a interação da universidade com as entidades e a classe produtiva, não há outra forma de pensar desenvolvimento”, finalizou.

Veja também

ACIC + Gestão Paulo Silva aborda e-commerce daqui a 20 anos30/07 Pioneiro da internet, Paulo Silva é um dos palestrantes que deixará sua marca no ACIC + Gestão, com explanação sobre “O que esperar do e-commerce daqui a 20 anos”. O evento, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), está programado para o dia 9 de agosto, das 19h às 22h30, no Centro de Cultura e Eventos......
Enxurrada de boletos falsos deixa empresários de Chapecó em alerta28/03/17 FIQUE ALERTA! Um novo golpe do boleto falso vem sendo aplicado em todo o País e deixado em alerta empresários de Chapecó. Está se tornando uma prática comum empresas receberem por e-mail e correio correspondências......
“A empresa precisa rejuvenescer”22/08/13 Os integrantes do Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) visitaram, nesta semana, o Supermercado Celeiro Center. Os nucleados foram recebidos pelo sócio diretor da empresa,......

Voltar para Notícias