Postado em 23 de Maio às 15h56

Programa Vida Empresarial

Eventos (52)

“É necessário extrair aprendizado das dificuldades”, diz Gilson Vivian

O diretor presidente do Grupo GV Inviolável, Gilson Vivian, explanou sua trajetória profissional aos acadêmicos do curso de Administração da Unochapecó nessa segunda-feira (22), durante o Programa Vida Empresarial. A iniciativa é da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e da universidade e, nessa edição, teve apoio do Sicredi.
Para o empresário, os obstáculos são oportunidades para colocar os valores pessoais à prova. “Toda vez que surge um problema na vida é preciso extrair algum aprendizado. Com cada adversidade podemos amadurecer, vamos adquirindo serenidade e isso nos proporciona fortaleza interna para que possamos superar os obstáculos”, destacou dizendo que esse é o recado que gostaria de deixar aos acadêmicos.

Vivian salientou que os empreendedores possuem como características a persistência, o otimismo, a autoconfiança e a determinação. Segundo ele, é fundamental estudar e se manter atualizado na área de atuação. “Nós, na empresa, buscamos muita capacitação na área de segurança privada e participação em congressos tanto no Brasil como no exterior”, relatou.

O empresário falou do envolvimento em entidades como Interactic e Rotary Club, ACIC, Fundação Tecnológica e Científica em Energias Renováveis (FCTER), Programa Viver, Centro Associativo de Atividades Psicofísicas Patrick (CAPP), Associação dos Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina (Adevosc), Junior Achievement e Associação Chapecoense de Futebol. Também destacou a importância de apoiar causas relacionadas ao meio ambiente. “Para isso a empresa precisa ser sustentável, é necessário, além de apoiar, praticar”, frisou.

A trajetória profissional de Vivian iniciou na empresa da família. “Foi a minha base, mas é muito importante fazer o que se gosta e, ao suceder a empresa, percebi que não queria passar a vida cuidando de uma oficina mecânica. Então, resolvemos mudar e adquirimos a Inviolável”, contou. Em 2016 foi criado o grupo GV – Grandes Valores, “virtude e competência” – composto pelas empresas Inviolável Monitoramento Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Caçador, Curitibanos, Joinvile, Inviolável Segurança, Lupa Segurança e Lupa Serviços.

Atualmente, é uma marca nacional presente em 16 Estados e no Paraguai. A Inviolável está em mais de 400 cidades e possui mais de 80 mil clientes. “Nessa trajetória aprendi a importância do trabalho em equipe. Possuímos um Comitê Gestor e alguns comitês técnicos, como o tecnológico, comercial e operacional. Todos os dias o Comitê Gestor se reúne e compartilha como foram as últimas 24 horas da empresa. Seguimos fielmente o Código de Ética e temos os processos padronizados, além de mecanismos internos para estimular os colaboradores”, ressaltou acrescentando que todos os processos internos buscam a oferta de um serviço de excelência.

VIDA EMPRESARIAL
O Programa Vida Empresarial foi criado pela ACIC em 1991 para registrar e destacar o espírito empreendedor de pessoas que contribuem na construção e desenvolvimento econômico de Chapecó e região. A coordenadora do curso de Administração, Cleunice Zanella, frisou que o evento é sempre muito esperado pelos professores e acadêmicos. “Essa edição é especial por ter a presença de um egresso do curso”.

O reitor Cláudio Jacoski realçou que o Vida Empresarial possibilita aos estudantes conhecer mais de perto o mercado de trabalho. “São momentos como esse que abrem aos estudantes um pouco da vida prática, proporcionado conhecimento que vai além da sala de aula”. Para o presidente da ACIC, Josias Mascarello, a trajetória do programa demonstra que a parceira deu certo. “Desde 1991 temos como objetivo mostrar que existe a possibilidade de ser um empresário de sucesso, além de incentivar a superação das dificuldades com trabalho e dedicação”, finalizou.