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Postado em 24 de Agosto de 2016 às 15h49

Palestra promovida pela ACIC e Facisc dá dicas sobre como evitar inadimplência

Repassar dicas e informações sobre como evitar a inadimplência foi objetivo da palestra “Nada Consta – mas ainda há risco para a sua empresa”. Promovida pela Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), juntamente com a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), o evento ocorreu nesta terça-feira (23), em Chapecó, e ensinou como se prevenir na hora de fazer negócios por meio de um bate-papo com o especialista e gerente regional da rede Boa Vista SCPC, Ricardo Albuquerque Brasil.
De acordo com Albuquerque, não haver restrições não é o suficiente para liberar crédito ao cliente. A ACIC, por meio do banco de dados da Boa Vista SCPC, auxilia as empresas associadas com ferramentas para análise de crédito (cadastro, restrições e rating). Além disso, durante a palestra, foram abordadas características que podem ser observadas. “Para ter segurança, é importante ter informações, como referências bancárias, análise dos concorrentes e dos clientes, fontes externas e internas e referências comerciais”, explana.
A executiva de contas da ACIC, Angela Ferronatto, lembra que informações básicas são essenciais na concessão do crédito, como: data de fundação, alteração societária, segmento da empresa e, principalmente, o Score de Crédito, o qual aponta uma probabilidade de inadimplência de um perfil, sem afirmar se esteve ou está inadimplente.
Albuquerque ressalta que, com as constantes mudanças no mercado, a grande vulnerabilidade em que a economia nacional se encontra, número de empresas fechando e desemprego aumentando em muitas regiões, dentre outros fatores econômicos, tem feito da análise de crédito uma ferramenta mais do que necessária em qualquer organização. “As empresas que se preocupam em conhecer melhor seus clientes e que, principalmente, não queira ter surpresas desagradáveis na hora de receber seus títulos, utilizam a análise de crédito como aliado na hora de fechar seus negócios”, explica.
INADIMPLÊNCIA
Nos últimos 12 meses (acumulado entre junho de 2015 e maio de 2016), a inadimplência do consumidor cresceu 3,2%, segundo dados da Boa Vista SCPC. No acumulado do ano a elevação foi de 3,5% quando comparado ao mesmo período em 2015. Para o Boa Vista SCPC, o desemprego tem contribuído decisivamente para a piora do orçamento das famílias e tem levado, consequentemente, a uma elevação dos atrasos nos pagamentos de dívidas e contas em geral. Para diminuir o risco de inadimplência em sua carteira de clientes, o processo de análise de crédito vem ganhando força e importância dentro das empresas.

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