NOTÍCIAS

Postado em 15 de Outubro de 2013 às 16h30

Organizadores avaliam resultado da Inspeção Veicular Gratuita

O maior problema diagnosticado nos veículos que participaram da Inspeção Veicular Gratuita (IVG) foi em relação ao sistema de arrefecimento, ou seja, 62% dos carros avaliados apresentaram problemas que envolvem líquido de arrefecimento, estanqueidade do sistema, tampa do reservatório, eletro-ventilador e condições das mangueiras. O coordenador da IVG, Genuino Simioni, explica que qualquer inconformidade nesse sistema pode superaquecer e fundir o motor. “O valor para fazer a manutenção preventiva desse sistema, em um carro popular, fica em torno de R$140, porém se o motor chegar a fundir, o proprietário poderá gastar até R$ 3.800. Por isso, a prevenção é o melhor remédio explica.

Em segundo lugar, com 60%, foram registrados problemas nas correias e 46,8% dos veículos analisados, apresentaram problema nos itens de checagem básica, que envolvem óleo do motor, filtro de ar condicionado, fluído de freio, palheta do limpador, extintor de incêndio e esguicho de água. “Estes itens são indispensáveis para a segurança do motorista e dos passageiros. É fundamental que estejam em dia, inclusive, para evitar acidentes”, comenta.

Também foram diagnosticados problemas nos amortecedores de 45% dos veículos; nos freios em 39,4%; na embreagem de 31,4%; nos pneus, 23,5%; nos rolamentos, 21,4%; no escapamento, 17%; nos faróis e lanternas, 11,4%; e no sistema elétrico de 8,5% dos carros vistoriados.

Os motoristas que participaram da ação receberam orientações e uma ficha com a indicação dos problemas para, posteriormente, procurar uma automecânica de sua confiança.

Na 14ª edição, a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) ocorreu no dia 28 de setembro, em frente à Praça Coronel Bertaso, com objetivo de sensibilizar os condutores e usuários de veículos sobre os cuidados com o carro através da manutenção preventiva e corretiva. A ação foi realizada pelo Núcleo das Automecânicas da ACIC, juntamente com NEA - Núcleo Estadual das Automecânicas. A Inspeção Veicular Gratuita (IVG) conta com apoio institucional da Facisc; apoio técnico do Programa Empreender, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e do Sebrae. São Parceiros da ação, Scherer Distribuidor de Autopeças; MTE Thomson e Associação dos Reguladores Veiculares de Santa Catarina (Arvesc). Em Chapecó, o evento conta com apoio local da Prefeitura Municipal, Cetric,Corpo de Bombeiros e Fundema.

De acordo com o coordenador do Núcleo das Automecânicas da ACIC, Rudimar Canello, a ação teve como objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito provocados pela má conservação do veículo, bem como a preocupação com o meio ambiente, uma vez que o carro que está fora das normas do fabricante consome mais combustível e polui muito mais a natureza.

NÚCLEO DAS AUTOMECÂNICAS

O Núcleo das Automecânicas da ACIC foi criado em janeiro de 1998 e atualmente integram o Núcleo as empresas Mecânica Ari, Mecânica Auto Tork, Mecânica Barriga, Mecânica Daiana, Mecânica Marea, Mecânica New Car, Mecânica Samar, Auto Service, Centro Automotivo III Milênio, Mecânica Buiu Car, Mecânica Irmãos Tolotti, Mecânica Moratelli Auto 10, Mecânica São Cristóvão, Nenê Auto-serviço, Oficina Mecânica Onghero, Polo Automecânica, MecânicaTecnocars e Mecânica Formosa

Veja também

ACIC no Legislativo Proposta de mudança no Plano Municipal de Educação gera discussão na Câmara28/06/19Oposição e base do governo divergem sobre alteração que reduz a meta de atendimento na educação infantil de 80 para 50% das crianças do município Colocado em pauta para primeira votação na sessão dessa quinta-feira (27), o projeto 29, de origem do Executivo, provocou debate acalorado entre os vereadores. A proposta, que foi aprovada, altera o Plano Municipal de Educação de Chapecó, sugerindo que a meta número 1, que antes era a ampliação da oferta de educação infantil com objetivo de......
Enxurrada de boletos falsos deixa empresários de Chapecó em alerta28/03/17 FIQUE ALERTA! Um novo golpe do boleto falso vem sendo aplicado em todo o País e deixado em alerta empresários de Chapecó. Está se tornando uma prática comum empresas receberem por e-mail e correio correspondências......
Inteligência analítica proporciona negociações mais seguras e assertivas03/10/18Tema foi explanado em evento na ACIC Chapecó nesta quarta-feira (03) Empresários que investem em Business Intelligence (BI), Business Analytics (BA) e gestão de big data têm, em média, aumento de 60% em suas margens operacionais, sendo que em três anos o investimento nessas ferramentas......

Voltar para Notícias