NOTÍCIAS

Postado em 15 de Outubro de 2013 às 16h30

Organizadores avaliam resultado da Inspeção Veicular Gratuita

O maior problema diagnosticado nos veículos que participaram da Inspeção Veicular Gratuita (IVG) foi em relação ao sistema de arrefecimento, ou seja, 62% dos carros avaliados apresentaram problemas que envolvem líquido de arrefecimento, estanqueidade do sistema, tampa do reservatório, eletro-ventilador e condições das mangueiras. O coordenador da IVG, Genuino Simioni, explica que qualquer inconformidade nesse sistema pode superaquecer e fundir o motor. “O valor para fazer a manutenção preventiva desse sistema, em um carro popular, fica em torno de R$140, porém se o motor chegar a fundir, o proprietário poderá gastar até R$ 3.800. Por isso, a prevenção é o melhor remédio explica.

Em segundo lugar, com 60%, foram registrados problemas nas correias e 46,8% dos veículos analisados, apresentaram problema nos itens de checagem básica, que envolvem óleo do motor, filtro de ar condicionado, fluído de freio, palheta do limpador, extintor de incêndio e esguicho de água. “Estes itens são indispensáveis para a segurança do motorista e dos passageiros. É fundamental que estejam em dia, inclusive, para evitar acidentes”, comenta.

Também foram diagnosticados problemas nos amortecedores de 45% dos veículos; nos freios em 39,4%; na embreagem de 31,4%; nos pneus, 23,5%; nos rolamentos, 21,4%; no escapamento, 17%; nos faróis e lanternas, 11,4%; e no sistema elétrico de 8,5% dos carros vistoriados.

Os motoristas que participaram da ação receberam orientações e uma ficha com a indicação dos problemas para, posteriormente, procurar uma automecânica de sua confiança.

Na 14ª edição, a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) ocorreu no dia 28 de setembro, em frente à Praça Coronel Bertaso, com objetivo de sensibilizar os condutores e usuários de veículos sobre os cuidados com o carro através da manutenção preventiva e corretiva. A ação foi realizada pelo Núcleo das Automecânicas da ACIC, juntamente com NEA - Núcleo Estadual das Automecânicas. A Inspeção Veicular Gratuita (IVG) conta com apoio institucional da Facisc; apoio técnico do Programa Empreender, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e do Sebrae. São Parceiros da ação, Scherer Distribuidor de Autopeças; MTE Thomson e Associação dos Reguladores Veiculares de Santa Catarina (Arvesc). Em Chapecó, o evento conta com apoio local da Prefeitura Municipal, Cetric,Corpo de Bombeiros e Fundema.

De acordo com o coordenador do Núcleo das Automecânicas da ACIC, Rudimar Canello, a ação teve como objetivo diminuir o número de acidentes de trânsito provocados pela má conservação do veículo, bem como a preocupação com o meio ambiente, uma vez que o carro que está fora das normas do fabricante consome mais combustível e polui muito mais a natureza.

NÚCLEO DAS AUTOMECÂNICAS

O Núcleo das Automecânicas da ACIC foi criado em janeiro de 1998 e atualmente integram o Núcleo as empresas Mecânica Ari, Mecânica Auto Tork, Mecânica Barriga, Mecânica Daiana, Mecânica Marea, Mecânica New Car, Mecânica Samar, Auto Service, Centro Automotivo III Milênio, Mecânica Buiu Car, Mecânica Irmãos Tolotti, Mecânica Moratelli Auto 10, Mecânica São Cristóvão, Nenê Auto-serviço, Oficina Mecânica Onghero, Polo Automecânica, MecânicaTecnocars e Mecânica Formosa

Veja também

Unochapecó, Sebrae/SC e Acic promovem Sessão de Negócios08/08/18 Com foco para apresentação de produtos ou serviços, bem como troca de contato e conhecimentos técnicos entre empresários e profissionais de vários setores da economia, as Sessões de Negócios visam a prospecção de novos mercados. Considerada sucesso no oeste catarinense, a iniciativa terá sua próxima edição no dia 21 de......
ACIC orienta: empresas devem pagar licenças de software13/09/13 A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) está orientando as empresas associadas a respeito das licenças de softwares. Essas licenças são uma definição de ações......
Fórum econômico do grande oeste traz Maílson à Chapecó06/02/15 Cerca de 400 empresários são esperados no 1º Fórum Econômico Grande Oeste Catarinense programado para o dia 26 de março, com início às 18 horas e término às 22 horas, no auditório do......

Voltar para Notícias