Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 23 de Abril às 15h43

    Jovens discutem empreendedorismo e inovação

    178ª Assembleia Geral Ordinária do Conselho Estadual de Jovens Empresários (Cejesc) ocorre em Chapecó. Programação foi adaptada para o formato virtual.

    Com o propósito de debater iniciativas para o desenvolvimento profissional e estratégias de inovação, o Conselho Estadual de Jovens Empresários (Cejesc) promove, em Chapecó, a 178ª Assembleia Geral Ordinária (AGO). O evento começou na quinta-feira (22) e encerra nesta sexta-feira (23). Toda a programação foi adaptada para o formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do Cejesc no YouTube. A organização é do Núcleo de Jovens Empresários (NJE) da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC).

    Durante a abertura da AGO, nesta quinta-feira, o presidente do Cejesc, Bruno Saldívia, falou brevemente sobre sua história no movimento associativista e destacou a oportunidade que o núcleo oferece para jovens empreendedores buscarem um maior protagonismo.

    Representando a administração municipal de Chapecó, o vice-prefeito Itamar Agnoletto reconheceu o papel dos jovens empresários na geração de emprego e renda para o município. O presidente da Câmara de Vereadores, João Marques Rosa, afirmou que o empreendedorismo e o cooperativismo estão no DNA chapecoense. Lembrou das atividades econômicas do passado do município, como a comercialização da madeira pela travessia das balsas no rio Uruguai, passando pelo ciclo da erva-mate, a pujante agroindústria e demais atividades que hoje movimentam a cidade. "O empresário sempre foi o protagonista das nossas transformações", acentuou.

    O presidente da ACIC, Nelson Akimoto, ressaltou a relevância do Cejesc para a classe empresarial. Assegurou, ainda, que o NJE é um grande celeiro para a Associação Comercial e Industrial e o futuro do empreendedorismo de Chapecó.

    Já o coordenador do NJE, Willian Cezar, reforçou que o grande objetivo do evento é estimular a troca de experiências para inspirar e levar conhecimento aos jovens empreendedores. "O NJE é um núcleo que encurta etapas. Ao promover momentos como esse, de debate, nos ajuda a planejar, a antecipar problemas, a encontrar soluções, oportunizando o desenvolvimento das nossas empresas".

    PALESTRAS

    Duas palestras integraram a primeira noite do evento. "Transforme seu negócio: inove hoje" foi o tema discutido pela CEO da empresa Atitude e Inovação e especialista em gerenciamento de projetos e captação de recursos, Eline Casasola. Ela defendeu que a inovação está ao alcance de todos, não somente das grandes empresas e citou os negócios que se reinventaram para superar os desafios impostos pela pandemia. "A inovação pode transformar empresas, é fazer algo que nunca foi feito, é uma nova ação que gera resultado, é se reinventar a todo o momento. Todo mundo pode inovar, fazer diferente, crescer".

    Eline conceituou três itens que considera fundamentais nesse processo: dor, oportunidade e conexão. "A inovação está presente em todas as possibilidades que geram resultado. Eu posso inovar hoje, quando chegar na minha empresa, questionar o que não está bom e, partindo da dor, descobrir que processo eu posso mudar para melhorar. E a conexão é a essência da inovação. É não ter medo de conversar com outras pessoas, trocar ideias, perguntar para o colega do lado uma dica do que você poderia fazer de diferente para melhorar".

    A especialista também salientou a importância de ter um planejamento, colocar as ideias no papel, organizá-las e priorizá-las para fazer acontecer. "A inovação não é algo difícil, ela só precisa ser colocada em prática. Senão ela é só uma ideia, só um processo criativo".

    O diretor de negócios da Auto Viação Chapecó, sócio fundador e CEO da Eagle Track e sócio proprietário da Transportes Guancino, João Carlos Scopel Filho, abordou "Estratégias de crescimento para startups". João contou um pouco sobre a experiência com a sua startup e listou dez tópicos para introduzir uma cultura de crescimento no segmento. Entre eles, estão: fazer um bom planejamento, testar e validar a ideia, valorizar a inovação, potencializar o marketing digital, ter uma equipe engajada, encontrar seu diferencial de mercado, gerenciar os processos da empresa, gerenciar riscos e mensurar resultados.

    "Você precisa da inovação para qualquer estratégia de crescimento. Busquem a inovação, sejam disruptivos, tentem trazer para dentro da empresa de vocês a cultura da inovação, engajem pessoas para isso, pessoas que ajudem vocês a melhorar. Sejam resilientes, busquem nas dificuldades força para continuar e corram atrás dos sonhos de vocês", finalizou.

    SEGUNDO DIA

    A programação segue nesta sexta-feira, com reunião dos coordenadores da regional, reunião da diretoria do Cejesc e Assembleia Geral para discutir o engajamento de nucleados no Estado e eventos para os jovens empreendedores. Os participantes ainda farão apresentação de pitchs (breves apresentações) sobre cases de negócios.

    Veja também

    ACIC reúne conselho de Núcleos para alinhar estratégias para 201401/04/14 O Conselho de Núcleos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) esteve reunido, na última semana, para alinhar as ações e estratégias que serão desenvolvidas em 2014. O encontro foi conduzido pela diretora de núcleos setoriais da entidade, Carla de Almeida Martins Basso, e contou com a participação dos coordenadores dos......
    Como melhorar as vendas nas mídias sociais e otimizar a produção09/10/17 Capacitações oferecidas pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó apresentam tendências e capacitam profissionais para tornar as empresas mais competitivas O marketing digital é uma realidade e......

    Voltar para Notícias