NOTÍCIAS

Postado em 26 de Outubro de 2017 às 08h12

Gestão de pessoas e liderança são fatores fundamentais para sucesso empresarial

O talento humano é um dos recursos mais valiosos presentes em uma empresa, mas também um grande desafio. Trabalhar com pessoas com competências diferentes é uma vantagem competitiva, mas também necessita de bons líderes. A gestão de pessoas precisa gerar comprometimento e responsabilidade em um ambiente que seja agradável e motivador.

Para contribuir com as empresas nesse processo, o Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA), da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu, nessa semana, duas palestras: “Gestão de pessoas na prática” com a consultora de desenvolvimento Luciane Maria Ziglioli e “Liderança – superando desafios” com o empresário, administrador de empresas e facilitador Juliano Romancini.

Luciane explanou sobre todos os subsistemas da gestão de pessoas, como recrutamento e seleção, admissão, treinamento, avaliação de desempenho, descrição de cargos, indicadores e benefícios. “A gestão de pessoas é fundamental para as empresas porque atinge o bem mais precioso que são as pessoas. São elas que fazem todos os recursos funcionar. As organizações estão buscando melhorar a produtividade cada vez mais e diminuir custos de processos e isso só evolui com as pessoas compreendendo seu papel, sendo comprometidas”, avaliou.

A partir da sua história de vida, Romancini elucidou a importância de bons líderes em uma organização. O empresário sofreu um grave acidente praticando canionismo em 2010 e acredita que sua recuperação teve influência do pensamento positivo e estilo de vida saudável. “Sobrevivi por ter um estilo de vida relacionado à atuação em equipe e liderança, levando em consideração religiosidade, amizades e família. Faço as pessoas refletirem como estão vivendo a vida e como lideram a si mesmos e suas equipes”, relatou.

De acordo com Romancini, para ter uma boa gestão de equipe e gerar resultados é fundamental líderes engajados e presentes. “Liderança é um processo de influenciar pessoas. Qualquer pessoa que tenha vontade pode se tornar um líder, basta estudar e se dedicar”, frisou. Para ele, algumas competências importantes para um líder são ter boa comunicação, saber trabalhar em equipe, planejar e cooperar.

CENA

O Programa Capacitação para Empresas Nucleadas foi criado em 2017 a partir de demandas que surgiram no planejamento dos núcleos. Empresas de todos os grupos empresariais da ACIC aderiram ao CENA que possui investimento diferenciado para os nucleados. “É uma ótima oportunidade para investir em atualização e aprimoramento profissional. Devido ao sucesso do programa, acrescentamos dois workshops na programação”, salientou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Carla Basso.

O projeto será encerrado no dia 30 de novembro com curso sobre Endomarketing com o palestrante, consultor e professor Marcelo Peruzzo, um dos maiores nomes da neurociência no Brasil.

Veja também

Empresários e profissionais conhecem núcleos da ACIC26/03 Quem administra uma empresa sabe da importância da gestão eficaz dos processos em todos os setores. Porém, às vezes, na correria do dia a dia, acaba-se não fazendo o necessário. Tendo consciência disso, os sócios da Mecânica São Cristóvão, fundada em 1974, decidiram mudar. A solução veio em uma reunião do......
Articulação de entidades empresariais define as prioridades regionais14/02/18 Definir as principais reivindicações de real interesse regional e articular, na sustentação dessas reivindicações, as entidades empresariais oestinas. Esse foi o foco do encontro que reuniu, nesta semana, na sede da......
Planejamento Estratégico da ACIC em pauta no Conselho Deliberativo13/05/15 Com o objetivo de conhecer o Planejamento Estratégico da ACIC para 2015 e alinhar as ações da entidade, os conselheiros estiveram reunidos nessa segunda-feira, 27, em encontro conduzido pelo vice-presidente do Conselho, Mauricio Zolet,......

Voltar para Notícias