Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 17 de Junho de 2019 às 16h29

    Gestão de pessoas deve fazer parte da cultura das organizações

    Núcleos (52)
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    Apresentar a importância da liderança no dia a dia das organizações para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, gestores e demais envolvidos foi objetivo da palestra “A excelência de um líder aliada às práticas de gestão de pessoas”, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Excelência, nesta segunda-feira (17). A iniciativa teve apoio do Movimento Catarinense pela Excelência (Excelência SC) e da Aurora Alimentos.

    A presidente do Excelência SC, sócia proprietária do IBCAA e sócia da Neo Labor, Carolina Linhares, explanou sobre a importância dos líderes na gestão de pessoas. “Não é mais um setor, a gestão de pessoas atualmente são os líderes utilizando ferramentas para que possam contemplar o desenvolvimento humano da organização. A gestão de pessoas está se tornando cada vez mais participativa, descentralizada do setor de RH e focada em indicadores. É quase como uma gestão financeira, precisa de metas e saber quais são objetivos para que seja sustentável para a empresa”, destacou Carolina.

    De acordo com a palestrante, a gestão de pessoas possui quatro pilares: atrair pessoas, com a utilização de ferramentas como o employer branding (como ser uma marca vendedora) até recursos tecnológicas de recrutamento e seleção; engajamento, com ferramentas de coach, mentoria e desenvolvimento humano, trabalhando pontos fortes das pessoas; converter, para trazer as pessoas para dentro da empresa, usando ferramentas de avaliação e identificação de talentos; e retenção, com realização de pesquisas salariais e de clima, além de desenvolvimento de carreira.

    Porém, alguns aspectos precisam ser vencidos. Uma pesquisa da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São de Paulo (FEAUSP) mostra que 92% dos líderes têm dificuldade em gerir diversidade, 87% em delegar; 85% de ouvir e se comunicar e 79% de construir e sustentar parcerias. Além disso, ainda falta sensibilização de empresas para a implantação de uma cultura de gestão de pessoas. “Não é uma necessidade pontual, é uma cultura que precisa ser estabelecida. As organizações que investem em desenvolvimento humano são mais competitivas e geram mais resultados”, reforçou Carolina.

    A coordenadora do Núcleo de Excelência e vice-presidente regional do Excelência SC, Isabel Cristina Trierveiler Machado, realça que liderança e gestão de pessoas são temáticas atuais fundamentais para o crescimento e competitividade das empresas. “Os gestores precisam estar atentos ao movimento que os colaboradores fazem na organização e usar técnicas que permitam ajudar os liderados a encontrar alternativas na solução de problemas. Assim, alcança-se resultados positivos e se destacam no mercado”, enfatizou acrescentando que o Núcleo possui vagas abertas para interessados em participar e aprimorar conhecimentos e troca de experiências sobre o tema.

    A liderança transformadora é um dos pilares trabalhados pelo Excelência SC. O Movimento Catarinense pela Excelência tem como propósito levar as organizações catarinenses a um novo patamar, tornando-as cada vez mais competitivas por meio de práticas que incentivem e valorizem a excelência na gestão. Para cumprir sua missão, dissemina o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), que reflete a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de diversas organizações e especialistas do Brasil e do exterior. “A gestão de pessoas e a liderança transformadora são os maiores indicadores de competitividade”, finalizou a palestrante.

     

    Veja também

    Núcleos da ACIC: oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional13/08/19 Desenvolver-se pessoal e profissionalmente. É isso o que proporcionam os núcleos da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A afirmação é do nucleado Robert Otto, que há um ano participa do Núcleo de Jovens Empresários (NJE) e, atualmente, é o coordenador do grupo. Ele relatou sua trajetória para empreendedores......
    Empresários de tecnologia e inovação promovem ações para estimular jovens a atuar no setor03/06/19Segmento possui vagas de trabalho abertas, mas não encontra profissionais disponíveis e qualificados no mercado Chapecó é um dos principais municípios de Santa Catarina. É a quinta maior cidade catarinense em população, com aproximadamente 220 mil habitantes e possui o sexto maior Produto Interno Bruto (PIB) do Estado, de R$......
    ACIC Associativismo e desenvolvimento empresarial07/12/16 A participação do associado da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) nos núcleos empresariais oportuniza o desenvolvimento empresarial a partir do associativismo de empresas de diferentes segmentos. Em......

    Voltar para Notícias