Aba 1

    NOTÍCIAS

    Postado em 03 de Março às 16h37

    Gelson Dalla Costa assume presidência do Conselho Deliberativo da ACIC

    Associados (18)Representatividade e Ações (74)
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -
    • ACIC CHAPECÓ -

    O empresário Gelson Dalla Costa (Apti Alimentos) foi eleito presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) para o mandato de dois anos, de março de 2020 até março de 2022. Paulo Benites (Fênix Administradora de Imóveis) foi eleito vice-presidente e Daniela de Marco Rigon (De Marco e Cia) é a nova secretária. O Conselho Deliberativo esteve reunido nessa segunda-feira (02), quando também ocorreu assembleia geral ordinária da ACIC com apresentação do balanço social e aprovação das contas de 2019.

    O ex-presidente, Cidnei Barozzi, apresentou o balanço social da entidade. Durante os dois anos da gestão (2018/2019), foram feitas 83 reuniões semanais da diretoria executiva, 283 reuniões externas, 336 representações em eventos, 801 reuniões diversas, 16 reuniões de conselhos, duas assembleias gerais e 13 viagens institucionais. No total, foram 1.648 ações (3,12 ações por dia). Dos quase 1.500 associados da entidade, pesquisa mostrou que 91% estão satisfeitos com os trabalhos realizados.

    Barozzi expôs as principais soluções empresariais disponibilizadas pela ACIC. Entre elas estão as capacitações. Foram promovidos 117 cursos em diversas áreas, com envolvimento de 713 empresas e participação de 3.257 pessoas. Os 12 núcleos, que englobam 304 empresas, promoveram 13 ações sociais com 2.540 pessoas envolvidas, 22 visitas que abrangeram 424 pessoas, 123 capacitações com participação de 4.538 pessoas e cinco missões empresariais com 48 organizações envolvidas. Entre as ações sociais da ACIC está a parceria com a Junior Achievement, a partir da qual se atingiu mais de 7 mil jovens que foram inspirados ao empreendedorismo em Chapecó.

    Entre os principais eventos, Barozzi citou a primeira edição do ACIC + Gestão, o Almoço Empresarial e o Vida Empresarial, promovidos pela ACIC. Os núcleos também realizaram diversas ações, entre as quais a Inspeção Veicular Gratuita (IVG), o Dia D’ Saúde, o projeto 20 Minutos, o Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade e o Curso de Mecânica Básica para Mulheres.

    A atuação da ACIC junto à comunidade foi outro aspecto com forte atuação. Foram feitas diversas ações no período eleitoral junto aos candidatos, com pedidos de demandas para Chapecó e região, a exemplo de melhorias no aeroporto e nas rodovias, além de solicitações em relação à contenção de exageros nos gastos públicos. “Durante a gestão acompanhamos os governos e realizamos cobranças por meio de cartas e ofícios, além de estarmos presentes nas sessões da Câmara de Vereadores para conhecer melhor o funcionamento do Poder Legislativo municipal”, citou Barozzi.

    Quanto à Feira Internacional de Negócios, Processamento e Industrialização da Carne (Mercoagro), a edição de 2018 teve 17 mil visitantes, gerou R$ 350 milhões em negócios e 3 mil empregos temporários. Com a feira, foram injetados na economia do município R$ 14 milhões. Foram 198 expositores que representaram 250 marcas de 15 países. A edição de 2020 está com 100% dos espaços comercializados e cresceu 20% em relação ao espaço para expositores.

    NOVOS CONSELHEIROS

    Conforme prevê o estatuto da entidade, foram eleitos 11 novos membros do Conselho Deliberativo para o mandato até janeiro de 2023. Um terço da composição do Conselho, que possui 33 membros, é renovado anualmente. Dentro desse processo estatutário, foram empossados oito titulares e três suplentes. São eles: Alexandre Sebben (Sebben & Sebben Ltda - Móveis Sebben), Gelson Dalla Costa (Apti Alimentos), Gilson Vivian (Inviolável Segurança 24 Horas), Jean Carlo Baldi (Top Construções), João Carlos Scopel Filho (Auto Viação Chapecó), Rozemar Lucas Davi (Imobiliária Nostra Casa), Sandro Bigolin (Docibal Alimentos), Sergio Lorenzet (Brasitália Comércio de Equipamentos e Produtos), Alecsandro Cella (BBC Guindastes), Fabia Balena (Exata Imóveis) e Jussara Tumelero (Intercultural Ltda – Yázigi Idiomas).

    O presidente Nelson Eiji Akimoto, que assumiu em janeiro deste ano, destacou o envolvimento e engajamento da nova diretoria e a importância de ter o respaldo do Conselho Deliberativo. “Queremos fazer uma gestão muito participativa e sugestões são sempre muito bem-vindas”, frisou. Akimoto apresentou o projeto para a criação de um fundo garantidor para os associados da ACIC, em parceria com a Garanteoeste, que foi aprovado pelo Conselho.

    Gelson Dalla Costa agradeceu pela confiança. “Participei mais ativamente da ACIC em 2004 e 2005, quando fui vice-presidente, e agora retorno vendo a evolução da entidade nos últimos anos. É uma das associações comerciais mais participativas do Estado e tem um importante papel no desenvolvimento econômico de Chapecó, representando a classe produtiva e sempre engajada em buscar melhorias não só para o município, mas para toda a região”.

    O presidente do Conselho Deliberativo que deixou o cargo, Itacyr Centenaro, ressaltou o trabalho e dedicação de todos os diretores e conselheiros que já passaram pela ACIC, assim como da equipe de colaboradores. “São muitas demandas e todos atuam de maneira responsável para que as melhorias sejam efetivadas. A participação de cada associado, independentemente do tamanho ou setor da empresa, também é fundamental para o êxito das ações”, concluiu.

    Veja também

    ACIC Open Palestra ensina sobre gestão de finanças pessoais21/08/19 Dicas sobre hábitos financeiros saudáveis, como lidar com o dinheiro e a diferença entre necessidades e desejos. Esses foram alguns temas abordados pelo analista de comunicação do Sicoob MaxiCrédito, Vânder Merisio Pilatti, no programa ACIC Open, com a palestra “Gestão de finanças pessoais”, nesta semana, na Associação Comercial......

    Voltar para Notícias