NOTÍCIAS

Postado em 21 de Novembro de 2018 às 17h23

Facisc promove 1º Encontro de Mulheres de Negócios do Mercosul

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Connect Women ocorrerá na próxima terça-feira, dia 27, em Chapecó, com apoio da ACIC

Com objetivo de conectar homens e mulheres para geração de negócios entre os países do Mercosul, a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), com apoio das Associações Comerciais e Industriais de Chapecó e Concórdia, Chaminé, Enterprise Europe Network, IBICT e Sebrae/SC, promove o Connect Women – 1º Encontro de Mulheres de Negócios do Mercosul. Será na próxima terça-feira (27), das 08h30 às 20h30, na sala Agostinho Duarte, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O patrocínio é da Nutrata, Fornari Indústria, Potenza, BRDE e Empório do Mirtilo.

A coordenadora do Núcleo de Comércio Exterior e Logística Internacional (Comex) da ACIC Chapecó, Fernanda Colatto Guillen, ressalta que o evento tem a intenção de desenvolver a economia, as organizações e gerar empregos com fortalecimento e empoderamento das mulheres. “Por Chapecó estar localizada num ponto estratégico, a aproximação com os países do Mercosul, com objetivo específico de geração de negócios, desenvolvendo e fortalecendo o empreendedorismo feminino, contribuirá para o cenário econômico de Chapecó e região”.

O evento é direcionado para empresários, empreendedores, associações rurais, entidades governamentais, universidades, estudantes, instituições financeiras, profissionais da área de comércio exterior e todos que estão à procura de novas oportunidades. A expectativa de participação é de 400 pessoas da Argentina, Paraguai, Uruguai, oeste catarinense e Estados vizinhos.

A coordenadora do Comex da ACIC Concórdia e embaixadora da Rede Mulher na Região Oeste Catarinense, Luciane Fornari, destaca que durante a manhã serão apresentadas oportunidades de negócios em painéis com representantes dos países do Mercosul. “Será um momento para conhecer setores que possibilitam a geração de negócios, além de toda a programação da tarde e da noite. Muitas vezes, imagina-se que entrar no mercado internacional é difícil, mas as empresas da região têm grande potencial para exportação, desde a pequena até a de grande porte. O que precisa é conhecer os caminhos e preparar as organizações para ingressar no mercado internacional, com planejamento e estratégias adequadas”.

O vice-presidente de Relações Internacionais da Facisc e diretor de Relacionais Internacionais e Comex da ACIC Chapecó, Milvo Zancanaro, observa que existem diversas oportunidades de negócios nos países do Mercosul. “Temos muitos aspectos em comum e as possibilidades estão abertas para quem se dedica e vai em busca de novos negócios. Eventos como esse, com apresentação de oportunidades dos países e cases motivadores, estimulam quem atua e quem quer atuar no comércio internacional”.

Para o gestor dos Programas de Internacionalização do Sebrae/SC, Douglas Luiz Três, o evento representa uma importante oportunidade para as mulheres da região oeste conhecerem lideranças de outros países e perceberem quais ideias se complementam, divergem e estão alinhadas ao mesmo propósito. Segundo Douglas, hoje a necessidade de se pensar de forma global e construir um negócio pensando globalmente é mais intensiva do que no passado. “Se quisermos ter negócios de sucesso com empresas que empregam mão de obra de alto valor agregado e acrescentam desenvolvimento para a região, os empreendimentos precisam nascer com visão internacional”, observou ao comentar que o evento é uma excelente oportunidade que as líderes da região têm de interagir com lideranças de outras regiões desse bloco do Mercosul.

A iniciativa está entre as ações que integram a Semana Global de Empreendedorismo (SGE) 2018 que tem como mensagem principal “Empreendedorismo Jovem: A Hora é Agora”. O calendário oficial no Brasil foi de 5 a 9 de novembro, mas durante todo o mês o assunto vem sendo motivo de comemorações e atividades no País. Três temas foram definidos para nortear a semana: Mulheres, Inclusão Social e Inovação. O intuito é conectar, capacitar e inspirar o público para que transforme ideias em iniciativas de sucesso.

PROGRAMAÇÃO

O evento inicia às 8h30 com recepção e abertura oficial. Às 9 horas haverá painéis com oportunidades de negócios no Mercosul sobre serviço e tecnologia, seguido dos temas agronegócio, às 10 horas, alimentos, às 11 horas, e moda, às 12 horas. Após o almoço, às 14h15 terá apresentação do Desbravalley – ecossistema de inovação do Oeste catarinense; às 14h30 o Painel Eles por Elas – Pelo olhar deles, quais as oportunidades para elas?; às 15 horas haverá sessão de negócios e às 18 horas networking com coffee break.

Para encerrar o evento, à noite ocorrerão duas palestras: às 19 horas com o tema Empreendendo com propósito e colhendo resultados, com a fundadora e CEO da Papel Semente, Andréa Cunha de Carvalho; e às 20 horas sobre Oportunidades de negócios online nos Estados Unidos, com a embaixadora da Rede Mulher na Região Oeste Catarinense, Luciane Fornari. O encerramento está previsto para às 20h30.

O investimento para participar do Connect Women é de R$ 60,00. Os ingressos estão disponíveis na ACIC Chapecó e ACIC Concórdia. Mais informações pelo telefone (49) 3321-2800. As inscrições podem ser feitas no link https://goo.gl/fGRcsD.

Veja também

71 anos de comprometimento com o setor produtivo de Chapecó09/05/18 Comprometida com os associados, com a cidade e região, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) incrementa o desenvolvimento econômico, social e político, fortalecendo o empresariado chapecoense, parceiros e sociedade há 71 anos. Fundada em 10 de maio de 1947, a ACIC nasceu com o objetivo de ser uma entidade empresarial representativa do comércio,......
Como vender por meio do Google11/08/17 Quando você pretende comprar um produto ou serviço costuma pesquisar no Google? Você sabia que enquanto milhões de brasileiros buscam informações no site profissionais monitoram essas ações para fazer do......
Presidente da Celesc na Acic26/02 Detalhar o programa de investimentos em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no oeste catarinense foi objetivo da presença do presidente da CELESC Cleicio Poleto Martins, nesta semana, na......

Voltar para Notícias