NOTÍCIAS

Postado em 20 de Novembro de 2013 às 15h45

Expectativa em Chapecó para a eleição do Empresário do Ano 2013

A comunidade econômica se reúne nesta quinta-feira (dia 21), às 20h30, no Clube Recreativo Chapecoense para o mais importante ato corporativo de Chapecó – a eleição do Empresário do Ano 2013 (Troféu Nelson Galina) – organizado pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A solenidade será prestigiada por autoridades políticas e cerca de 400 empresários.

A primeira fase dessa escolha ocorreu de 28 de outubro a 13 de novembro, período em que os associados da Acic votaram pela internet. A segunda fase ocorre nesta quinta-feira, à noite, quando serão revelados aqueles que receberam o maior número de votos para que os associados presentes à solenidade e jantar festivo votem pela segunda e última vez.

A comissão nomeada pelo presidente da ACIC Maurício Zolet para organizar o evento é formada por Orivaldo Chiamolera (presidente do Conselho Deliberativo), Flávio Pasquali (vice-presidente da Diretoria Executiva), Cidnei Barozzi (diretor financeiro), Fábio Magro (gerente executivo), Crisley Schwabe Klickow (coordenadora de eventos) e Marcos A. Bedin (assessor de comunicação).

Essa comissão apurou os votos da primeira etapa e já tem a lista tríplice dos empresários mais votados. Essa nominata será mantida em segredo e revelada somente na noite desta quinta-feira, para a escolha final do Empresário do Ano 2013.

Nos 20 anos em que foi instituída a honraria, foram agraciados pelo título os empresários Antônio Rebelatto, eleito em 1993, Plínio De Nes Filho (1994), Joaquim Néri (1995), Aury Bodanese (1996), Suely De Marco (1997), Érico Tórmen (1998), Edemar Magro (1999), Ivan Tozzo (2000), Amauri Battiston (2001), Cláudio De Marco (2002), Daví Barella Dávi (2003), Gelson Dalla Costa (2004), Valdir Luiz Sperandio (2005), Bento Zanoni (2006), Sérgio Utzig (2007), Milton José Sordi (2008), Romeo Bet (2009), Marcos Antônio Moschetta (2010), Nelson Akimoto (2011) e José Antônio Tessari (2012).

A escolha é livre, mas a ACIC recomenda que, ao votar, o associado observe os seguintes requisitos: espírito empreendedor, arrojo nas iniciativas, liderança, probidade, justiça, inovação tecnológica ou administrativa, participação comunitária e responsabilidade social.

O Troféu Nelson Galina é uma das mais respeitadas condecorações de Santa Catarina. Foi instituído em 1993 para homenagear lideranças de todos os setores da atividade humana que colaboraram de forma efetiva e decisiva para o desenvolvimento econômico, social e cultural do município.

 

Uma homenagem inspirada em Nelson Galina

O troféu Nelson Galina, entregue anualmente ao Empresário do Ano, homenageia Nelson Antônio Galina, falecido tragicamente aos 47 anos de idade, vítima de acidente de trânsito no dia 14 de abril de 1993, na cidade de Chapecó. Era um líder em ascensão a quem estavam reservados importantes papéis nas áreas pública e empresarial.

Nelson foi um dos mais dinâmicos presidentes da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (1990/92). Nasceu em 1946, em Tangará, cursou o Ensino Médio em Chapecó e formou-se em Administração na Escola Superior de Administração e Gerência (Esag), em Florianópolis. Como administrador, ao lado do pai Arduíno e do irmão Ricardo, conduziu o processo de ampliação e modernização da empresa na condição de diretor administrativo.

Teve intenso envolvimento comunitário como tesoureiro da ACIC, diretor social do CRC, coordenador da comissão social da Efapi em 1973 e 1979, professor titular de Introdução à Administração da Fundeste, diretor da Associação Chapecoense de Futebol, diretor do Conselho Deliberativo da Acic, tesoureiro da Câmara Júnior de Santa Catarina e um dos coordenadores da construção do Kartódromo de Chapecó.

Foi vereador e Secretário de Indústria e Comércio da Administração Municipal de Chapecó, secretário da Sociedade dos Usuários de Informática (Sucesu/SC) e membro da Câmara de Comércio SC/Argentina.

Participou da Diretoria da APAE, foi coordenador regional da Facisc, presidente da Comissão de Negociação do Sindicato do Comércio Varejista e delegado regional da Sucesu. Filho de Etelvina e Arduino Galina, era casado com Elizabete Barella Galina com quem teve dois filhos.

O TROFÉU
O troféu Nelson Galina foi criado pelo artista plástico chapecoense Xiko Bracht. Compõe-se de uma base de madeira, representando o primeiro ciclo econômico da região; com sobrebase de granito, sobre a qual assenta-se um conjunto de bronze escovado na forma de engrenagens que se fundem a uma figura humana a sustentar uma esfera em resina acrílica polida. As engrenagens simbolizam a força transformadora do trabalho e o dinamismo da ação econômica, propulsoras do desenvolvimento. A esfera alude ao universo, objeto de investigação, estudo e intervenção humana.

A homenagem e seu significado


Mauricio Zolet
Presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC)



A festa máxima do empresariado chapecoense é um momento de plena integração em que escolhemos o Empresário do Ano, a quem outorgarmos o Troféu Nelson Galina em nome das classes produtoras abrigadas na Associação Comercial e Industrial de Chapecó. A cada edição, neste encontro anual, empresários, empreendedores, agentes econômicos renovam seus compromissos com o desenvolvimento desse município-polo.

Essa é uma homenagem cheia de significados. A transparência dos critérios, a liberdade de escolha e a seriedade com que é organizado conferiram a esse evento um valor emblemático, tornando-se uma das principais honrarias das classes produtoras de Santa Catarina. Assim, as pessoas que, pela retidão de sua conduta e pelo arrojo de suas iniciativas, tornam-se paradigmas de liderança, inovação e vanguardismo cujos resultados direta ou indiretamente beneficiam o conjunto da sociedade, são candidatos a receber essa especial distinção.

Desde 1993, a outorga do Troféu Nelson Galina tornou-se um dos momentos mais importantes do calendário anual de eventos da Associação Comercial e Industrial porque a honraria foi inspirada no desejo de homenagear lideranças de todos os setores da atividade humana que colaboram de forma efetiva na construção do futuro.

As ameaças e desafios não desapareceram dos cenários nacional e internacional, mas o ano que se encaminha para seu término foi marcado por muito trabalho, produção e produtividade em alta, taxa de desemprego em queda e renda do trabalhador em suave elevação. Mais uma vez, o empresariado cumpriu seu dever, gerou riquezas, criou empregos, recolheu tributos, inovou em gestão, investiu em tecnologia e ousou no mercado.

Nesse ambiente, o empresário vive uma fase de incessantes mudanças e transformações, assumindo novos papéis frente à sociedade contemporânea. O empresário atual vai muito além de seus negócios, acompanha e envolve-se com as questões da sociedade local e regional.

Os empresários são chamados, cada vez mais, para contribuir com o desenvolvimento local e regional sustentável, o que significa buscar a qualidade de vida nas dimensões humana, social, econômica e ambiental. Cooperar para o desenvolvimento não é compromisso exclusivo dos entes estatais, mas de todos os atores sociais. Nesse aspecto, as empresas são fatores primordiais no desenvolvimento regional pela possibilidade de gerar empregos, implementar projetos com alto grau de empreendedorismo e fomentar a distribuição de renda.

A vida do empresário é repleta de riscos e ameaças em face da competição selvagem, da carga tributária asfixiante, das regras econômicas instáveis, das leis trabalhistas ultrapassadas. Não é por acaso, portanto, que os agraciados com o título de Empresário do Ano da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, de regra, comandam organizações socialmente responsáveis, fazendo da ação empresarial um caminho para a justiça e paz social.

Veja também

Junho Vermelho07/07/17 Campanha da ACIC estimula doação de sangue Todos os anos muitas pessoas têm suas vidas salvas graças à doação de sangue. Pensando na importância do doador, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu a data 14 de junho como o “Dia Mundial do Doador de Sangue”. Para incentivar empresas e colaboradores a aderirem......
Núcleo das Automecânicas da ACIC promove Inspeção Veicular Gratuita23/09/14 O Núcleo das Automecânicas da ACIC, juntamente com Núcleo Estadual das Automecânicas e Associação dos reparadores veiculares de Santa Catarina (Arvesc), promove no próximo dia 27, a partir das 9 até......

Voltar para Notícias