NOTÍCIAS

Postado em 26 de Março às 17h00

Empresários e profissionais conhecem núcleos da ACIC

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

Quem administra uma empresa sabe da importância da gestão eficaz dos processos em todos os setores. Porém, às vezes, na correria do dia a dia, acaba-se não fazendo o necessário. Tendo consciência disso, os sócios da Mecânica São Cristóvão, fundada em 1974, decidiram mudar. A solução veio em uma reunião do Núcleo das Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), em 2013: a apresentação do projeto Encadeamento Produtivo, realizado pelo Sebrae e Aurora Alimentos junto a diversos parceiros.

Foram identificados pontos fortes e outros que precisavam ser melhorados. “Após as consultorias do projeto, continuamos com os encontros até identificarmos tudo que precisaríamos mudar. Foi um trabalho em equipe, envolvendo, além da direção, os colaboradores”, frisou o sócio Genuíno Simioni durante apresentação para interessados em ingressar nos núcleos da ACIC em evento realizado nesta semana.

De acordo com Simioni, as mudanças na gestão impactaram diretamente no resultado financeiro que aumentou em aproximadamente 30%. “Acreditamos no projeto que só foi possível devido ao associativismo, com a nossa participação no núcleo, o qual integramos há cerca de 17 anos. Conseguimos, em uma época de crise, dar uma grande virada na empresa”, relatou.

A palestra de apresentação dos núcleos foi realizada na sede da ACIC. O evento foi aberto e direcionado a empresários e gestores dos segmentos de academias, assessoria e consultoria empresarial, automecânicas, centros de formação de condutores, comércio exterior e logística internacional, gestores de pessoas, indústria gráfica, jovem empresário, prestação de serviços, tecnologia da informação e comunicação, sustentabilidade e excelência.

A diretoria executiva da entidade participou do início da programação. O presidente, Cidnei Barozzi, frisou que o mercado é concorrido e, apesar dos núcleos reunirem empresas do mesmo segmento, são uma oportunidade para buscar novos mercados, tecnologia, inovação e lideranças. “Os grupos discutem problemas do setor, dificuldades, trocam experiências e, partir disso, melhoram a gestão, desenvolvendo as empresas e, consequentemente, o segmento”.

SOBRE OS NÚCLEOS

As organizações que participam dos grupos empresariais integram uma rede com mais de 300 empresas com objetivo de desenvolvimento empresarial, movimentação no setor, network e reflexão. O foco é proporcionar reflexão, networking, crescimento, entre outros. “Quando conhecemos o nosso setor de atuação, percebemos que as empresas possuem as mesmas necessidades. Nos grupos empresariais, debatemos e desenvolvemos soluções em conjunto. O trabalho é colaborativo e beneficia a todos”, exemplificou a diretora de Desenvolvimento de Núcleos da ACIC, Cleunice Zanella.

Os benefícios são alcançados por meio de ações coletivas, constituindo-se em alternativas que viabilizam as atividades econômicas e um caminho efetivo para participar do mercado em melhores condições de concorrência. Além disso, a ACIC oferece capacitações específicas para os núcleos. Um exemplo é o Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) que promove diversos cursos durante o ano.

De acordo com Cleunice, as empresas que participam dos grupos representam o associativismo na prática. “Promovem ambientes de diálogo para a troca de informações e para pensar o negócio. Com a efetiva participação de todos os envolvidos, fortalecem o setor e estimulam o desenvolvimento de lideranças”. Além disso, a ACIC oferece capacitações específicas para os núcleos. Um exemplo é o Programa Capacitação para Empresas Nucleadas (CENA) que promove diversos cursos durante o ano.

Veja também

Mercado vê inflação bem abaixo da meta este ano e PIB maior em 202025/02 A inflação no Brasil deve ficar bem abaixo do centro da meta neste ano, de acordo com o mercado, que ainda passou a ver mais crescimento econômico em 2020 na pesquisa Focus do Banco Central divulgada nesta segunda-feira. De acordo com o levantamento semanal, o IPCA deve subir neste ano 3,85 por cento, sobre 3,87 por cento previstos na semana anterior. Para 2020 permanece a expectativa de......
Programa Almoço Empresarial da ACIC recebe Transportes Marvel07/07/17 A trajetória da empresa Transportes Marvel será relatada na próxima edição do Programa Almoço Empresarial da Associação da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), no......

Voltar para Notícias