NOTÍCIAS

Postado em 18 de Novembro de 2015 às 17h08

Deatec avalia missão empresarial realizada no início de novembro

Uma comitiva formada por empresários chapecoenses visitou, no início deste mês, o Vale do Silício – referência mundial em inovação, localizado na Califórnia. A missão teve como objetivo conhecer as maiores empresas do setor de tecnologia e aproximar-se da cultura de inovação para agregar conhecimento que poderá ser aplicado no oeste catarinense e tornar a região um polo brasileiro de TI. Fizeram parte do grupo empresários e dirigentes da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec), Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom) e Unochapecó.
Entre as empresas visitadas estiveram a Google, Apple, VMware, Tesla, PlugAndPlay (aceleradora de startups), entre outras. A programação também contou com reunião com o Consul do Brasil Eduardo Prisco Paraíso Ramos; e palestras sobre o que as empresas estão fazendo por lá para se tornarem grandes players dos seus segmentos.
Segundo o presidente da Deatec, Cesar Bortolini, a ação superou as expectativas do grupo e todo conhecimento adquirido pelos participantes será sistematizado e compartilhado com os empresários, lideranças, estudantes e demais interessados no assunto. “Vamos compartilhar essas informações para estimular novos projetos, novas ideias e qualificar o setor, tornando o oeste catarinense referência em base tecnológica”, disse.
Para o empresário e diretor da ACIC, Nelson Eiji Akimoto, ter a experiência de ver de perto como funciona um ambiente de inovação é muito motivador e inspirador. “Ficou muito claro para mim que para ocorrer uma mudança, existe uma história por trás disso. Existe a construção de ambiente, que passa pela universidade, pelo modelo de fazer negócios, pelas oficinas, pela cooperação entre as pessoas, especialmente em relação à multidisciplinariedade, congregando profissionais de áreas diferentes que contribuem em um mesmo projeto”, destacou.
Nessa perspectiva, Akimoto enalteceu a iniciativa da Deatec em convidar pessoas de outras áreas para participar da missão. “O conhecimento foi enriquecido e isso possibilitará a criação de ambientes inovadores aqui no oeste catarinense”, comentou.
Segundo o diretor da Deatec, Ernani Zottis, ainda existe uma distância, ou diferença, muito grande entre as empresas daqui em relação às empresas visitadas no Vale do Silício. Ele acredita que isso ainda aconteça pela falta de estímulo à inovação. “Esse é o nosso principal desafio, começar a fomentar os sistemas de inovação, que envolvem empresas, universidades, setor público. Se conseguirmos implantar um pouco que seja do que vimos lá, conseguiremos construir um lugar melhor aqui”, defendeu.
Zottis informou que uma nova missão deve ocorrer no próximo ano. “O ideal é que todos tivessem a oportunidade de ir. Vamos organizar para que o máximo de empresários possam ir ter e ter esse conhecimento. Por enquanto vamos compartilhar o que vimos para iniciar um processo de mudança cultural de inovação na região”.
O diretor da ACIC, Cidnei Barozzi, disse que, de modo geral, essa missão proporcionou conhecimento e observar, na prática, o que é de fato inovação. “Precisamos começar a ter clareza do que é inovação e que nesse processo, poder público, empresas, universidades e entidades de classe precisam ajudar a fomentar ainda mais esse segmento”, apontou.

Veja também

Programa Almoço Empresarial da ACIC recebe Transportes Marvel07/07/17 A trajetória da empresa Transportes Marvel será relatada na próxima edição do Programa Almoço Empresarial da Associação da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), no próximo dia 22 (quinta-feira), às 12 horas, na Cantina Cesec, pelo diretor presidente da empresa, Lodovino Costella. O evento tem apoio institucional......
Gestão de equipes eficazes garante melhores resultados07/07/17 Melhorar e atualizar conhecimentos sobre gestão de equipes foi o que levou a assistente administrativa Fernanda Vicocal Simon da Unochapecó e mais quatro colegas a participar do curso “Gestão e Supervisão de Equipes”,......

Voltar para Notícias