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Postado em 24 de Setembro às 08h36

Como empresas de sucesso são gerenciadas?

Douglas Gayo, especialista em gestão financeira e criador do M.A.R - Método de Aceleração de Resultados

 

Ao contrário do que muitos pensam, gerenciar uma empresa não tem nada a ver com resolver problemas o dia todo. Gerenciar uma empresa é construir riqueza.

O que é gerenciar uma empresa?
Gerenciar uma empresa, um negócio ou mesmo uma ideia é criar resultados. Toda empresa existe com o objetivo primário de gerar riqueza. Alguém investiu tempo e dinheiro e esses recursos devem ser remunerados.

Como empresas de sucesso são gerenciadas?
Imagine-se dirigindo um carro. Para fazer uma viagem segura você precisa de um marcador de combustível, de velocidade, de temperatura do motor. Uma empresa deve ser comparada a este veículo: para que você faça uma “viagem segura” você precisa de ferramentas e métodos de gestão que vão te auxiliar a conhecer a saúde da sua empresa, dizendo se gera lucro ou não.

E quais as características das empresas de sucesso?
Empresas que geram riqueza apresentam duas características bem marcantes: metodologia de gestão e indicadores de performance operacionais e financeiros.
Descobrir um rumo a seguir e construir um bom plano de ação já pode ser considerado um método de gestão. O empresário deve entender que ele é responsável pelo resultado da sua empresa, é preciso trocar as muletas pelos métodos.
Já os indicadores representam dedos duros. Evidenciam, a todo momento, se você está na velocidade correta, na direção correta, se possui combustível suficiente. Os indicadores mostram se a meta foi atingida ou não e devem servir de força motriz para que tenhamos a atitude de fazer algo a mais para construirmos os resultados.

Como criar metas?
Seguindo quatro passos:

1) conhecer a situação financeira e operacional da empresa. Como criar uma meta de 25% de lucro se não sei qual é o meu lucro? Talvez não seja suficiente ou talvez impossível.

2) Fazer uma análise do ambiente interno e externo: o que eu faço bem feito que me diferencia dos concorrentes? Quais as minhas oportunidades de melhoria? Quais as oportunidades que o mercado está disponibilizando? E quais os riscos que devo mitigar?

3) Responda: quais os fatores críticos para o sucesso da minha empresa?

4) Onde eu quero estar daqui a alguns anos? Assim você terá uma visão clara de quais são os indicadores mais adequados.

Como atingir uma meta?
Existe um método conhecido como PDCA que traz excelentes resultados.

1) Você precisa entender o porquê não está atingindo a meta e, então, planejar uma melhoria.

2) Executar o planejado.

3) Checar novamente os resultados.

4) Agir corretivamente se necessário, planejando novas melhorias ou padronizar o processo caso tenha atingido os objetivos.

Quais ferramentas de gestão devem ser utilizadas?
Você precisa pelo menos de um fluxo de caixa que vai dizer quanto dinheiro entrou e saiu da sua empresa, assim como suas reservas financeiras; e um DRE que vai evidenciar qual o resultado. Lembre-se: sua empresa existe exclusivamente para gerar riquezas.

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