NOTÍCIAS

Postado em 24 de Outubro de 2016 às 16h41

ACIC promove palestra para introduzir jovens ao mundo dos negócios

Eventos (62)

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Junior Achievement promovem na próxima quinta-feira (27) uma palestra exclusiva para filhos e familiares de associados e colaboradores de empresas associadas, das 13h30 às 17h30, na sede da entidade. O objetivo é introduzir jovens no mundo dos negócios desde cedo, incentivando para que despertem o interesse pelo empreendedorismo. Podem participar adolescentes entre 11 e 14 anos de idade. “A intenção é fazer com que eles tenham um primeiro contato com o mundo dos negócios, estimulando o espírito empreendedor”, realça a diretora de Responsabilidade Social da ACIC, Márcia Berticelli.
O tema sucessão empresarial deve ser abordado sem mitos e pensado desde cedo. É importante manter os filhos conectados aos negócios da família e permitir que eles vivam a oportunidade da sucessão. Normalmente, a maior parte dos fundadores, ao criar seus negócios, tem a clara intenção de que seus descendentes venham a sucedê-los na administração, sem levar em consideração as questões intervenientes enfrentadas por pais e filhos ao longo de décadas de convívio familiar, até aspectos ligados à vocação e competência das futuras gerações para a gestão dos negócios.
Quando o processo de sucessão torna-se inevitável, rapidamente essas pessoas devem passar a praticar um papel para o qual não foram preparados, treinados, tendo como agravante o ambiente emocional que envolve os laços familiares. Pensando nisso, a ACIC, por meio da Diretoria de Responsabilidade Social e do Conselho de Núcleos, viabilizará para as empresas associadas a oportunidade de aproximar seus filhos da temática.
A palestra fornecerá informações práticas aos jovens sobre a organização e a operação de negócios em um mercado de livre iniciativa, por meio do Programa Introdução ao Mundo dos Negócios. O projeto é desenvolvido e aplicado pela Junior Achievement e tem a ACIC como uma das mantenedoras em Santa Catarina.
O coordenador de projetos da Junior Achievement, Bruno Matheus Porcidonio, explica que as atividades abordarão temas como organização, administração e carreiras, produção, marketing e venda pessoal. “Além de despertar o interesse pelos negócios, o programa trabalha aspectos importantes para a vida pessoal dos jovens, como a importância do planejamento financeiro”, expõe.
O evento é aberto para empresas associadas e nucleadas à ACIC e demais interessados. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail nucleos@acichapeco.com.br.

Veja também

ACIC e Unochapecó - Sandro Pallaoro contará sua história de Vida Empresarial dia 16 de agosto04/08/16 O Programa Vida Empresarial, desenvolvido em parceria entre a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), contará com a participação do empresário Sandro Pallaoro, presidente da Associação Chapecoense de Futebol, O evento ocorrerá dia 16 de agosto,......
“Não gosto de estar na zona de conforto”, afirma Acari Menestrina30/03/17 Ser o melhor no que faz com produtos de alto valor agregado. Essa é a “receita” de sucesso segundo o empresário Acari Luiz Menestrina, da Gran Mestri, que foi o convidado da primeira edição do Programa Almoço......

Voltar para Notícias