NOTÍCIAS

Postado em 24 de Outubro de 2016 às 16h41

ACIC promove palestra para introduzir jovens ao mundo dos negócios

Eventos (64)

A Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) e a Junior Achievement promovem na próxima quinta-feira (27) uma palestra exclusiva para filhos e familiares de associados e colaboradores de empresas associadas, das 13h30 às 17h30, na sede da entidade. O objetivo é introduzir jovens no mundo dos negócios desde cedo, incentivando para que despertem o interesse pelo empreendedorismo. Podem participar adolescentes entre 11 e 14 anos de idade. “A intenção é fazer com que eles tenham um primeiro contato com o mundo dos negócios, estimulando o espírito empreendedor”, realça a diretora de Responsabilidade Social da ACIC, Márcia Berticelli.
O tema sucessão empresarial deve ser abordado sem mitos e pensado desde cedo. É importante manter os filhos conectados aos negócios da família e permitir que eles vivam a oportunidade da sucessão. Normalmente, a maior parte dos fundadores, ao criar seus negócios, tem a clara intenção de que seus descendentes venham a sucedê-los na administração, sem levar em consideração as questões intervenientes enfrentadas por pais e filhos ao longo de décadas de convívio familiar, até aspectos ligados à vocação e competência das futuras gerações para a gestão dos negócios.
Quando o processo de sucessão torna-se inevitável, rapidamente essas pessoas devem passar a praticar um papel para o qual não foram preparados, treinados, tendo como agravante o ambiente emocional que envolve os laços familiares. Pensando nisso, a ACIC, por meio da Diretoria de Responsabilidade Social e do Conselho de Núcleos, viabilizará para as empresas associadas a oportunidade de aproximar seus filhos da temática.
A palestra fornecerá informações práticas aos jovens sobre a organização e a operação de negócios em um mercado de livre iniciativa, por meio do Programa Introdução ao Mundo dos Negócios. O projeto é desenvolvido e aplicado pela Junior Achievement e tem a ACIC como uma das mantenedoras em Santa Catarina.
O coordenador de projetos da Junior Achievement, Bruno Matheus Porcidonio, explica que as atividades abordarão temas como organização, administração e carreiras, produção, marketing e venda pessoal. “Além de despertar o interesse pelos negócios, o programa trabalha aspectos importantes para a vida pessoal dos jovens, como a importância do planejamento financeiro”, expõe.
O evento é aberto para empresas associadas e nucleadas à ACIC e demais interessados. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail nucleos@acichapeco.com.br.

Veja também

Como você escolhe sua oficina mecânica?28/04/17 Por mais cuidadoso e experiente que seja o motorista, sabemos que o carro é uma máquina e, assim como as demais, também precisa de manutenção. Existem dois tipos de proprietários de veículos. Os que fazem manutenção corretiva, ou seja, apenas procuram um profissional da área de manutenção no momento em que o veículo já......
Brasil tem 20 milhões de empreendimentos19/02 Atualmente, são 20 milhões de empreendimentos no Brasil. Quase 70% desses negócios são pequenos - cerca de 13,5 milhões de empresas, de acordo com os dados da consultoria Empresômetro. De 2008 a 2017, triplicou o......

Voltar para Notícias