NOTÍCIAS

Postado em 06 de Fevereiro às 16h37

ACIC promove curso para prospectar clientes e incrementar as vendas

  • ACIC CHAPECÓ -
  • ACIC CHAPECÓ -

A capacitação foi ministrada pelo mestre em comunicação Silvio Jardim

Com o objetivo de apresentar estratégias para o aumento de resultados por meio da multiplicação dos negócios, a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) promoveu nesta semana o curso de “Prospecção de clientes impulsionando as vendas”. A capacitação, ministrada pelo mestre em comunicação Silvio Jardim, reuniu 30 pessoas e foi embasada em três pilares: cenário de vendas para 2020, consolidação e expansão e planejamento e técnicas de prospecção.

Foram abordados temas como o mercado atual e o papel da área comercial; setor, segmento, nichos e sub-nichos de mercado; gestão da carteira e consolidação da base de negócios; pós-vendas como instrumento de marketing; up-selling e cross-selling; prospecção inbound e outbound; ferramentas de prospecção e efetividade da ação; tempo de resposta e cadência de contatos; alinhamento dos processos internos com a prospecção e dicas práticas de prospecção e ampliação de resultados.

Para compreender o cenário das negociações, Jardim destacou que os principais passos são diagnosticar o número de concorrentes, manter os consumidores informados, cuidar para não perder os clientes por falhas no atendimento, na entrega ou na assistência do produto e analisar as perspectivas do mercado, considerando que as pessoas estão cada vez mais exigentes.

Após estudar a atividade do segmento e as possibilidades para obter sucesso é necessário avaliar se aplicação dos recursos está alinhada com os objetivos do crescimento do negócio. Por isso, o tempo, o trabalho e o dinheiro são aspectos indispensáveis. “Os empreendedores devem ficar atentos em relação ao período que a atividade é executada, se gera crescimento e se é necessário ou favorável terceirar alguns serviços. Outro aspecto importante é promover a capacitação para os funcionários e analisar de que forma as suas habilidades devem ser aproveitadas”, afirmou.

O planejamento para ampliar e manter os negócios deve ser desenvolvido por meio das oportunidades, buscando novos segmentos e produtos; da análise de onde prospectar novos clientes; da avaliação, focalizando no potencial da empresa para atender um número maior de pessoas com a mesma qualidade, e da aptidão de empreendedores para apresentar soluções para inadimplentes. Também uma das alternativas a fim de evitar prejuízos com rentabilidade e prospectar clientes é manter-se atualizado mediante as tendências digitais.

“A aplicação de estratégias para desenvolver o empreendimento depende do setor de cada empresa, mas é importante incorporar novas habilidades na área comercial. Um exemplo de ferramentas importantes são as mídias sociais. Visitar alguém sem convite é invasivo e telefonar pode interromper a rotina das pessoas. Por isso, o contato por meio das redes sociais é fundamental, pois as empresas aguardam o retorno do consumidor conforme a sua disponibilidade”, enfatizou.

A vendedora Gabriela Koswoski ressaltou que a capacitação foi essencial para aprimorar as suas técnicas. “O conteúdo, além de atraente, contribuiu para identificar de que forma saciar a dor do cliente. Além de apresentar informações e convencê-lo que o produto é de qualidade, é indispensável oferecer assistência para instalação e ouvir o feedback dos consumidores. Assim é possível estabelecer confiança e atender as necessidades das pessoas”, concluiu.

Veja também

Dia “D” Saúde incentiva a prática de atividades físicas24/09/18 Ação contou com inauguração de pista de caminhada no Complexo Esportivo Verdão e do Vercão, além de diversas atividades para cuidar da saúde Praticar exercício físico é essencial e, para incentivar os moradores de Chapecó a terem esse hábito, o Núcleo de Academias da Associação Comercial e......

Voltar para Notícias