NOTÍCIAS

Postado em 19 de Março às 14h43

ACIC na Câmara de Vereadores Legislativo aprova moção para criação de primeira escola militar em Chapecó

  • ACIC CHAPECÓ -

Proposta sugere usar estrutura de escola estadual desativada e unificar ensino pedagógico

A segunda semana de março de sessões da Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou Moção de Apelo ao governo do Estado e à Secretaria de Educação para criar a primeira escola militar em Chapecó. A proposta é de autoria da vereadora Astrit Tozzo (PSD) que sugere a transformação da Escola Estadual Básica Professora Zita Flasch, localizada no prolongamento da Avenida Getúlio Vargas, em escola militar, com integração dos estudos pedagógicos.

De acordo com a vereadora, a proposta está em pauta há três anos e esbarrava na falta de estrutura para criação do ensino militar no município. “A Escola Zita Flasch está fechada há anos e agora só precisa de adequações de acessibilidade para funcionar. Estive na Escola Militar em Florianópolis, falei também com o comando da Polícia Militar e a escola só não vinha para Chapecó por falta de estrutura. Agora temos e por que não utilizarmos? É um sonho”, argumenta Astrit ao ressaltar que a Escola Militar seria aberta para a comunidade e não atuaria de forma exclusiva a filhos de militares. “É um ensino diferenciado para todos”, alega.

Para isso, o governo do Estado precisa ceder o espaço da escola e o comando geral da Polícia Militar aceitar assumir a estrutura e implantar o ensino militar no município. Com a aprovação da Moção de Apelo, a vereadora entregará o documento ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Júlio Garcia (PSD) que estará em Chapecó nesta sexta-feira (22) e à vice-governadora do Estado, Daniela Reinehr (PSL) que participa de encontro com vereadoras na segunda-feira (25) no município, na Associação das Câmaras de Vereadores do Oeste de Santa Catarina (Acamosc).

Apesar de aprovada, a Moção recebeu votos contrários dos vereadores petistas Cleber Ceccon e Marcilei Vignatti. Ambos defendem mais investimentos em todas as escolas estaduais e alegam que o Estado não pode investir de forma extraordinária e diferenciada em uma escola apenas. “Tem escolas caindo, com muitas dificuldades. Sabemos que uma escola militar custa mais e questionamos que tipo de ensino teria e para quem serviria a escola militar? Será um modelo diferenciado para um grupo especial?”, indagou Marcilei.

MOÇÕES E INDICAÇÕES

Além desta moção, foram aprovadas outras quatro (31, 42, 46 e 40) e duas indicações (165 e 166). Entre as moções, os vereadores apelam ao Executivo para a instalação de bebedouros de água no Terminal Urbano no centro; a cobrança de efetividade dos serviços prestados pela Casan no município; a instalação de semáforo, sinalização, câmeras de videomonitoramento e iluminação na Avenida Leopoldo Sander, no entroncamento da rua Afonso Pena; e a instalação de monitores de visibilidade de senhas em todas as unidades de delegacias no município.

As indicações aprovadas solicitam a pintura de faixa de pedestres na rua Princesa Isabel, no bairro São Cristóvão e reparos nas ondulações da rua Cunha Porã, no acesso à Penitenciária Agrícola de Chapecó.

As sessões nesta semana acontecem até sexta-feira, sempre às 16h.

PROGRAMA DA ACIC

A proposta da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) é para que cada sessão da Câmara de Vereadores tenha a participação da sociedade. Um grupo de voluntários, além de acompanhar as reuniões, apresenta à população resumos sobre as discussões e deliberações. “Convidamos todos para que participem. Precisamos exercer nossa cidadania e contribuir para tornarmos a cidade um lugar melhor”, enfatiza o presidente da entidade, Cidnei Barozzi.

Para mais informações entre em contato pelo e-mail executivo@acichapeco.com.br ou pelo telefone (49) 3321-2800.

Veja também

Motoristas mais seguros contribuem para a fluidez do trânsito18/09/17 Projeto Estacionando na Praça, promovido pelo Núcleo dos Centros de Formação de Condutores da ACIC, tem por objetivo conscientizar sobre a importância da condução segura Elisete de Almeida dirige há anos, mas procura estacionar em locais onde não precisa fazer baliza. Ela participou, no último sábado (16) do projeto Estacionando na......
Social Commerce: Negócios no mundo online23/07/13 Avaliação, controle e prospecção de negócios além de uma gama de contatos e a possibilidade de avaliar se o negócio dará certo ou não. A acessibilidade ao mundo virtual, facilitada por meio de......
Paraguai oferece oportunidades atrativas para empresas brasileiras22/10/18 MILVO ZANCANARO Diretor de Relações Internacionais e COMEX     O Paraguai é o País que mais cresce na América do Sul e isso se deve a fatores como a facilidade de abertura de empresas no País,......

Voltar para Notícias