Eventos › Inspeção Veicular Gratuita encerra nesta quarta-feira

Quem ainda não aproveitou a Inspeção Veicular Gratuita (IVG) tem até esta quarta-feira (30) para fazer a revisão do carro. O evento, promovido pelo Núcleo de Automecânicas da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), tem como objetivo conscientizar sobre a importância da manutenção veicular preventiva. A ação é social e sem fins lucrativos e ocorre nos núcleos de todo o Estado. Normalmente, o evento é feito em local público, mas neste ano é realizado dentro das oficinas participantes durante todo o mês de setembro. Em Chapecó, a IVG já era realizada somente nas mecânicas, mas neste ano ganhou reforço nesse sentido para evitar aglomerações em função da pandemia provocada pelo novo coronavírus.

A iniciativa ocorre em parceria com o Núcleo Estadual das Automecânicas (NEA) que integra a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc), com apoio da Associação dos Reparadores Veiculares de SC (Arvesc), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de SC (Sindirepa), Scherer Distribuidora, Petronas, Tecinco e Boxtop Elevadores.

Os proprietários dos veículos inspecionados recebem um diagnóstico gratuito, a partir da realização de um checklist de mais de 90 itens feito pelos profissionais das empresas. No fim da IVG, o Núcleo de Automecânicas apresentará os dados coletados durante as inspeções. Como uma maneira de conscientização dos motoristas, informará quais foram os maiores problemas encontrados e como corrigi-los. Os motoristas também receberão orientação sobre cuidados com o carro, detalhes que precisam ficar atentos no dia a dia e dicas para aumentar a vida útil do veículo.

O coordenador do Núcleo, Éderson Terhorst, reforça que as mecânicas estão orientadas a receber os clientes com todos os cuidados necessários ? conforme diretrizes do Governo do Estado ? com máscara, álcool em gel 70% e higienização para descontaminação dos veículos que participarem do evento.

A principal intenção da IVG é sensibilizar os condutores e usuários sobre a importância dos cuidados com o veículo. "O condutor precisa saber como está seu carro. Vemos como um dever social fornecer essa análise gratuita, que pode gerar menor poluição e até menos consumo de combustível. A vistoria é feita através de checklist, onde analisamos líquidos, suspensão, parte elétrica, entre outros itens", realça Terhorst. Outros objetivos são proporcionar mais informações técnicas aos proprietários e motoristas, esclarecer frequentes dúvidas sobre manutenção do veículo e criar um banco de dados estatísticos para possíveis estudos sobre o mercado automotivo.

COMO PARTICIPAR

Para participar os condutores de veículo de passeio devem agendar um horário nas automecânicas nucleadas. Serão verificados, gratuitamente, 91 itens e entregue um relatório ao condutor.

NÚCLEO

O Núcleo de Automecânicas da ACIC é composto pelas seguintes empresas: Automecânica Ari, Auto Tork Mecânica Automotiva, Automecânica Barriga, Automecânica Daiana, Mecânica Marea, Mecânica Newcar, Mecânica Samar, Centro Automotivo III Milênio, Mecânica Auto Giro, AMD (Auto Mecânica Dorini), Mecânica Maciel, Mecânica Space Car, Mecânica Toniazzo, Toreto Auto Center, Mecânica Buiu Car, Mecânica Formosa, Mecânica Irmãos Tolotti, Mecânica Moratelli Auto 10, Mecânica Shammah, Mecânica São Cristóvão, Nenê Auto-Serviço, Oda Auto Center, Oficina Mecânica Onghero, Polo Automecânica, Rosa Autocenter, Talgatti Centro Automotivo e Tecnocars Automecânica.

Os telefones e endereços das empresas podem ser conferidos no site da ACIC: https://www.acichapeco.com.br/nucleos/nucleo-de-automecanicas.

Voltar para Eventos