Postado em 07 de Abril de 2020 às 16h07

Fundo Garantidor viabiliza recursos para micro e pequenos negócios

Financeira (9)

Financiamentos são de R$ 10 mil a R$ 50 mil para empresas associadas à ACIC Chapecó

Disponibilizar recursos financeiros aos associados com flexibilidade de prazos de carência. Esse é o objetivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) com a criação do Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste/Sicoob MaxiCrédito. A iniciativa faz parte das medidas adotadas pela entidade para contribuir com as empresas no enfrentamento da pandemia causada pelo novo Coronavírus. Para o funcionamento do fundo, a ACIC firmou parcerias com a GaranteOeste e com o Sicoob MaxiCrédito.

Cada micro e pequena empresa poderá, de acordo com o seu plano de negócios, financiar de R$ 10 mil a R$ 50 mil, com carência de três meses, prazos negociáveis e taxa de juros abaixo das praticadas pelo mercado.

A ACIC fez um aporte para a criação do fundo, com contrapartida do Sicoob MaxiCrédito que, juntos, totalizam um limite rotativo de R$ 2,4 milhões. O Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste/Sicoob MaxiCrédito tem a ACIC com a iniciativa de aporte, a Garante Oeste com a gestão da concessão das cartas de garantias e o Sicoob como instituição financeira e contrapartida no aporte.

De acordo com o diretor de Relações com Instituições de Crédito da ACIC, Sergio Perondi, o Fundo é uma linha de crédito direcionada para micro e pequenas empresas associadas à entidade. “Nossa preocupação é adotar medidas emergenciais com o objetivo de tranquilizar e dar um equilíbrio aos empresários, pois muitos não sabem quando e como retornarão às atividades em função da crise provocada pelo novo Coronavírus. Queremos encorajar e possibilitar iniciativas de retorno ao trabalho após essa tempestade”.

COMO ADERIR

Para mais informações sobre o Fundo Garantidor as empresas associadas podem entrar com contato com a GaranteOeste pelos telefones (49) 3025-4407 e (49) 3025-5955 ou pelo e-mail executivogaranteoeste@gmail.com, com ACIC pelo e-mail acic@acichapeco.com.br ou com a agência mais próxima do Sicoob MaxiCrédito.

AS MEDIDAS ANUNCIADAS PELA ACIC

1 - Isenção das mensalidades por três meses para os associados que estejam passando por dificuldades financeiras.

2 - Campanha de arrecadação financeira para compra de 12 respiradores para o Hospital Regional do Oeste (HRO).

3 - Plantão Jurídico ?– assessoria jurídica gratuita para empresas que precisarem de esclarecimentos.

4 - Viabilização de crédito financeiro por meio do Fundo Garantidor com taxas de juro abaixo das praticadas pelo mercado (para micro e pequenas empresas).

5 - Plantão Tecnológico – disponibilidade de atendimento profissional gratuito para empresas que precisarem de auxílio na implantação ou uso de ferramentas de tecnologia da informação e comunicação.

6 - Site Portal ACIC – espaço virtual com conteúdos atualizados disponíveis para acesso de toda comunidade empresarial (decretos, legislações vigentes, saúde, tecnologia, fiscal, financeira, tributária).

7 - Campanha “Pequenas ações & grandes atitudes” – movimento para motivar a comunidade a aquecer a economia através de pagamentos antecipados.

8 - Comitê da Ordem Pública – participação junto a um grupo gestor do município levando solicitações específicas do empresariado.

9 - Ações junto aos governos.

10 - Projeto Mentoria Solidária ?– disponibilidade, por meio dos Núcleos Empresariais da ACIC, de mais de 30 mentores para atender empresas gratuitamente.

11 - Programa Webnair – disponibilização de programa de conteúdo digital gratuito para acesso de toda comunidade (temas ligados ao desafio e oportunidade frente à pandemia).