Postado em 30 de Março de 2020 às 14h07

Covid-19: ACIC promove projeto Mentoria Solidária

• ACIC CHAPECÓ -

Iniciativa é destinada para micro e pequenas empresas e busca contribuir na gestão dos negócios no período de crise

Conectar profissionais experientes e auxiliar empreendedores que estejam com dúvidas ou passando por alguma dificuldade para gestão do seu negócio. Esse é o objetivo do projeto Mentoria Solidária promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC). A iniciativa integra as dez medidas adotadas pela entidade para apoiar as empresas – principalmente as micro e pequenas organizações – no enfrentamento das dificuldades ocasionadas pelo novo Coronavírus.

A ação é organizada pela Diretoria de Núcleos Empresariais e terá como mentores os nucleados da ACIC e demais empresários interessados em participar da iniciativa. A intenção é expandir o trabalho em rede feito pelos núcleos empresariais, fortalecer o associativismo e o trabalho colaborativo e auxiliar as empresas que precisam.

O projeto é gratuito e não tem caráter de consultoria ou assessoria, mas sim de troca de experiências entre mentor e mentorado.

De acordo com a diretora de Núcleos Empresariais, Cleunice Zanella, as mentorias serão realizadas nas mais diferentes áreas. “A empresa que precisa de ajuda pode buscar a ACIC e apresentar sua demanda. A entidade, por meio do setor de núcleos, fará o encaminhamento para o mentor que poderá contribuir com o tema solicitado. Temos profissionais com amplo conhecimento que podem contribuir e dirimir dúvidas em assuntos dos mais diversos, como os relacionados aos setores tributário, financeiro, gestão de pessoas, legislação trabalhista e fatores emocionais”, expõe.

O programa prevê até duas mentorias por empresa com o mesmo mentor. Cada mentoria terá aproximadamente 45 minutos de duração e será realizada virtualmente. “Será uma conversa para auxiliar os micro e pequenos empreendedores. O mentor é um aconselhador e poderá dar indicações de caminhos para o gestor tomar decisões na sua organização”, acrescenta Cleunice.

COMO PARTICIPAR

As empresas interessadas podem entrar em contato com a ACIC através do e-mail nucleos@acichapeco.com.br e WhatsApp (49) 9 8418-1811, com a coordenadora de Núcleos Empresariais, Daniela Gonçalves da Rosa. O Setor de Núcleos direcionará para o mentor que atua na área solicitada pela empresa. Na próxima quinta-feira (2), às 16h, a ACIC fará uma live para explicar sobre o projeto. O programa tem início imediato e terá duração de um semestre.

AS DEZ MEDIDAS ANUNCIADAS PELA ACIC

1 – Postergar a mensalidade dos associados que solicitarem por até três meses, sendo prorrogável por mais três meses.

2 – Lançar uma campanha de arrecadação de recursos para compra de respiradores para a UTI do Hospital Regional do Oeste (HRO).

3 – Criar o programa Plantão Jurídico que disponibilizará atendimento gratuito aos associados para esclarecimento de dúvidas.

4 – Criar o Fundo Garantidor ACIC/GaranteOeste/Sicoob MaxiCrédito para disponibilizar empréstimos com um montante de R$ 2,4 milhões. Cada micro e pequena empresa associada poderá, de acordo com aprovação do seu plano de negócio, financiar até R$ 50 mil.

5 – Instituir o programa Dúvidas Tecnológicas, um canal para esclarecer dúvidas relacionadas a tecnologias.

6 – Disponibilizar, no site da ACIC, um portal com recomendações sobre legislação trabalhista e jurídica e informações nas áreas tecnológica, financeira, tributária, de saúde e bem-estar, entre outras.

7 – Promover a campanha Pequenas Ações e Grandes Atitudes. O objetivo é antecipar pagamentos como jardinagem, corte de cabelo, manicure e academia para fazer a economia girar.

8 – A ACIC participa do Comitê da Ordem Pública, criado na semana passada e composto pela Prefeitura, autoridades de segurança e líderes de entidades empresariais para monitorar a atual situação e propor ações.

9 – Desenvolver ações junto aos governos municipal, estadual e federal relacionadas a negociações de tributos, redução de impostos e outros benefícios para as empresas.

10 – Criar projeto de mentoria, junto à Diretoria de Núcleos Empresariais, para apoiar micro e pequenas empresas.