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    Postado em 27 de Março de 2020 às 09h30

    AÇÕES SUGERIDAS PARA EMPRESAS PROTEGEREM SEU CAIXA EM MOMENTOS DE CRISE

    Financeira (9)
    • ACIC CHAPECÓ -

    1- Caixa: É o REI neste momento de crise e o oxigênio de toda empresa, procure manter recursos pelo maior tempo possível e estabeleça simulações constantes para entender sua duração.
    2- Clientes: Esteja pronto para possíveis negociações e lembre-se, custa mais caro para empresa buscar um novo cliente do que manter aquele que compra regularmente.

    3- Fornecedores: Negocie prazos maiores para este período e determine um possível prazo para normalidade dos prazos de pagamento, para manter bom histórico de crédito.
    4- Bancos: Uma fonte de caixa em momentos de crise, busque linhas de crédito com menores juros possíveis e com prazos maiores, caso necessário para cubrir seu caixa.
    Lembre-se de olhar para linhas de crédito que a ACIC oferece em parceria com instituições financeiras.
    5- Salários: Tenha uma conversa franca e transparente com seus funcionários em relação a situação da empresa e busque alternativas conjuntas para que estes mantenham seu comprometimento
    durante e depois da crise. Lembre-se, esta crise não vai durar para sempre.
    6- Impostos: Estes têm sua prorrogação a partir de Março definida para simples federal, demais sugestão postergar para aguardar possível REFIS no futuro, caso comprometa o caixa.
    7- Despesas em Geral: Reveja todas as despesas possíveis de redução e quando concluir análise, reveja novamente. Evite despesas desnecessárias neste momento como
    horas extras, manutenção preventiva, viagens e outras que não são essenciais.
    8- Despesas Pessoais: Incentive o controle das despesas familiares, suas e a de seus colaboradores, podendo ser adotado mesmo modelo para controle conforme ferramenta disponibilizada no site da ACIC.
    9- Comitê Gestão de Crise: Estabeleça um comitê interno na sua empresa com funcionários que possam contribuir neste momento, boas ideias podem surgir de todos os lados.


    COMO UTILIZAR A FERRAMENTA DE SIMULAÇÃO DE FLUXO DE CAIXA
    PS: Lembre-se, as células em AMARELO você precisa informar os valores e as células em CINZA a planilha faz o cálculo automático.
    1- Baixe esta planilha no seu computador, o qual deverá ter o programa excel. Caso não tenha ache outras alternativas, como imprimir este e calcular manual.
    2- Levante o valor em caixa da sua empresa, considerando também saldos em bancos e lance na coluna D, linha 4.
    3- Faça uma simulação de quanto e quando irá receber de seus clientes e lance nos meses de projeção.
    4- Faça uma simulação de pagamento a fornecedores, após possível negociação para alongamento de prazos e lance nos meses correspondes às negociações.
    5- Levante despesas do Mês de Janeiro e informe na coluna do Mês de Janeiro, faça da mesma forma para Fevereiro, para que a planilha calcule automaticamente a média dos dois meses.
    6- Após analisar as despesas da coluna Média, como salários, impostos, aluguéis, viagens e outros, lance nos meses de PROJEÇÃO o quanto você entende que as suas despesas
    ficarão, após negociação e redução destas.
    7- Note que, após realizada simulação, a conta caixa dos meses de projeção terá seu valor calculado de forma automática e então você pode entender por quanto tempo você terá caixa no seu negócio.
    8- Caso de caixa positivo nos meses de projeção, isto mostra que seu caixa poderá durar para os próximos 3 meses, caso sua simulação de recebimentos e despesas estejam corretos.
    9- Caso de caixa negativo em meses de projeção, procure alternativas para deixar este positivo, se for o caso, busque orientação com seu Gerente de Banco ou no site na ACIC
    para verificar linhas de crédito que mais atendem o perfil do seu negócio.
    10- Mantenha revisão constante desta ferramenta, alterando os meses da projeção e atualizando seu caixa, o qual tem impacto positivo ou negativo de forma diária.
    11- Solicite auxílio ao seu contador em caso de dúvidas, esta é uma ferramenta de uso habitual e muito conhecida deste profissional, ou plantão ACIC.
    12- A nomenclatura das contas de despesas e ou receitas podem ser alteradas de acordo com a realidade de cada negócio, altere conforme a sua necessidade
    13- Lembre-se, esta ferramenta pode e deve ser utilizada sempre, é uma forma simples de você planejar seu negócio, a crise não vai durar para sempre.
    14- Mantenha o hábito de revisar estes números pelo menos mensalmente, empresas que perpetuam tem seus gestores com visão clara de seus resultados.

    Sr. Valdir Locatelli

    Escreva para acic@acichapeco.com.br
     

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