CAPACITAÇÕES › Antendimento como diferencial competitivo

  • ACIC CHAPECÓ -

Atendimento como diferencial competitivo

Temos acompanhado as mudanças ocasionadas pelos períodos de grandes desafios atravessados por todos os seguimentos. Na busca por manter-se nos seus negócios, as empresas e colaboradores buscam melhoras alternativas, a fim de se manterem no mercado. Seja qual for o empreendimento, a área de atendimento ao cliente é, sem dúvida um grande diferencial competitivo, na busca de resultados que surpreendam, encantem e fidelizem.

Certamente temos a possibilidade de nos tornarmos referência nos cargos que ocupamos, atraindo novos clientes, aperfeiçoando nossas técnicas, desenvolvendo soluções, nos responsabilizando inclusive pela permanência da empresa no ramo comercial. Quando compreendemos que a única relação que promove sucesso para todos os envolvidos é a relação ganha-ganha, passamos a ser vistos por colegas, clientes e empresários, como um diferencial a ser mantido.

Na busca desse objetivo, devemos nos focar no nosso próprio desenvolvimento, em aperfeiçoarmos nossas competências, revermos o que pode ser mudado e a partir daí, com humildade, assumirmos uma postura de valorização para com a área de atendimento, compreendendo a importância do cliente.

Hoje quando buscamos no mercado de trabalho alguém que possa estar em contato direto na área de atendimento, avaliamos algumas características, tais como: comunicação assertiva, equilíbrio para enfrentar o atendimento a clientes e situações difíceis, capacidade de atuar com equipes, iniciativa e disposição para aprender, proatividade. E quando menciono aprender, reafirmo a importância na participação de cursos focados na área à qual pretende atuar.

Ressalto que estamos sendo observados constantemente pelas nossas posturas adequadas ou não; a forma como atendemos as pessoas; o quanto nos importamos com a solução de problemas, o interesse sincero em deixar o cliente melhor do que quando procurou nosso serviço.
 

“O mais importante ingrediente na fórmula do sucessso é saber lidar com as pessoas.”
                                                                                                          (Theodore Roosevelt)

Rita Venturini

Graduada em Administração, Especialista em Gestão de Pessoas, proprietária e consultora da Venturini Treinamento e Desenvolvimento Profissional e Gerencial. Atua na área de treinamentos há mais de 20 anos, desenvolvendo cursos próprios nas áreas Comercial, Industrial e de Saúde, direcionados para Atendimento ao Público, Vendas e Liderança de Equipes.

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