SOLUÇÕES › Mais Programas

Junior Achievement

A Junior Achievement é a maior e mais antiga organização de educação prática em economia e negócios, envolvendo 8,3 milhões de jovens por ano em mais de 100 países. Criada em 1919, esta organização sem fins econômicos, objetiva despertar nos alunos do ensino fundamental, médio e universitário, de instituições públicas e particulares, o espírito empreendedor, estimulando seu desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão realista de como funciona a economia. Através de programas educacionais possibilita aos alunos o conhecimento e a vivência de situações relacionadas à carreira profissional e a livre iniciativa. Desde 1997, quando iniciou suas atividades em Santa Catarina, promove a participação voluntária de empresários, voluntários, pais, diretores, professores e alunos. Mais de 100 mil jovens catarinenses já foram beneficiados pelos programas.
A entidade é mantida e administrada por empresas privadas que apóiam com recursos financeiros, bem como, cedendo executivos que possam, voluntariamente, transferir suas experiências, implantando e acompanhando os programas nas escolas.
Em Chapecó a Junior Achievement é mantida pelas empresas:
ACIC, Pasteca, Motocar, Apti, Frutas Real, Bigolin Distribuidora, Posmovil, Uninfo Sistemas, Ultragaz, Rigotto Auto Peças, Supermercado Celeiro, Supermercado Royal, RBS TV, Sebrae Chapecó, Senac Chapecó, Senai Chapecó, Brasil Telecom, Rede de Farmácias São João, Só Importados, Vetanco, Laticínios Cedrense.

NOSSOS PROJETOS:
PROGRAMAS DESENVOLVIDOS

INTRODUÇÃO AO MUNDO DOS NEGÓCIOS
Complementa o currículo básico com conceitos, habilidades e princípios básicos da administração de empresas. Através de informações teóricas e práticas, aos alunos do 6º e 7º ano aprendem sobre a organização e a operação de negócios em um sistema de livre iniciativa. É desenvolvido em sala de aula, durante cinco encontros semanais. São utilizadas dinâmicas que incluem jogos, palavras cruzadas, trabalhos em grupos e simulações.

NOSSO MUNDO
Ensina alunos da 7º ano do Ensino Fundamental a compreenderem os aspectos fundamentais do comércio global. Entendem o papel das trocas entre os países, o marketing internacional, os efeitos da globalização, a importação e a exportação. É desenvolvido em sala de aula, durante cinco encontros semanais. Utiliza exercícios de simulação e o desenvolvimento de um plano de marketing internacionortamentos e atitudes nos âmbitos pessoal e profissional e as conseqüências de seus atos para a sociedade, compreendendo melhor o seu papel como cidadãos.

LIDERANÇA COMUNITÁRIA
Desenvolvido com o objetivo de estimular os jovens a desenvolver conhecimentos e aptidões que lhes permitam destacar-se em suas comunidades. Durante 12 semanas 25 jovens do 1º ano do Ensino Médio entendem o papel do terceiro setor e aprendem, na prática, como desenvolver um projeto social e como administrar uma organização comunitária.

MINIEMPRESA
Aplicado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio, agrega à educação formal uma vivência prática de organização e operação de uma empresa, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento de lideranças. Através do método “aprender-fazendo”, 30 jovens, durante 15 encontros semanais, escolhem um produto a ser produzido e comercializado, levantam o capital necessário para iniciar o empreendimento, organizam a administração, elegendo um presidente e seus diretores, compram matérias-primas, pagam salários e comissões, recolhem encargos e impostos. No final de 15 jornadas, a empresa é encerrada e seu resultado financeiro é dividido entre os acionistas. Os encargos e impostos são doados a uma instituição beneficente, à escolha da Miniempresa.

SIMULADOR DE NEGÓCIOS – MESE
O MESE – Management and Economic Simulation Exercise é um
Exercício de Simulação Administrativa e Econômica criado pela Universidade de Harward com apoio da HP Hewlett Packard. Neste jogo de empresas virtuais, jovens entre 16 e 25 anos tomam decisões estratégicas semanais acerca de uma empresa que fabrica e comercializa o produto ECOPEN, uma caneta revolucionária que armazena informações e as reescreve automaticamente. É desenvolvido em sete semanas em mercados organizados, com capacidade para oito empresas com, no máximo, 5 integrantes cada.
PROGRAMA ESPECIAL

EMPRESÁRIO-SOMBRA POR UM DIA
Durante um dia, jovens entre 16 e 20 têm a oportunidade de seguir os passos de um executivo na sua jornada de trabalho, desde as primeiras atividades da manhã, reuniões de negócios, visitas a clientes e demais tarefas rotineiras. O objetivo é proporcionar uma visão realista do mundo do trabalho, mostrando de que maneira os conhecimentos adquiridos em sala de aula podem ser aplicados na sua carreira.


INFORMAÇÕES E CONTATO
Evandro Carlos Badin
Diretor Executivo
Junior Achievement de Santa Catarina
48 3224-8388 – 48 3223-5439
www.ja-sc.org.br - www.twitter.com/jasantacatarina
 

Treinamentos Internacionais

Oferece cursos que visam desenvolver a cultura exportadora e competitiva nas empresas da região, disponibilizar informações atualizadas e modernas ferramentas comerciais, financeiras, cambiais, fiscais e aduaneira, que possam diminuir os riscos tanto de importação quanto exportação.
 

Comércio Exterior

Tem como objetivo desenvolver a cultura exportadora em nossa região e através deste, ingressar no comércio internacional, buscando minimizar os riscos na importação quanto na exportação.

Missões Empresariais

Busca-se através de missões empresariais levar à classe empresarial contatos com fornecedores, clientes e novas tecnologias, visando ampliar as informações para os empresários dos mais diversos setores produtivos de feiras, rodadas de negócios e visitas técnicas, nacionais e internacionais.
 

ACIC de Excelência

O Programa ACIC de Excelência é uma parceria com o SEBRAE/SC, foi criado com o intuito de oferecer às empresas de Chapecó e Região um mix de ferramentas para a Gestão da Qualidade, atendendo as demandas empresariais específicas, através de assessorias e consultorias técnicas, com vistas a melhor adequação das empresas para a competitividade e a excelência.

Objetivo

O Programa ACIC de Excelência objetiva-se em levar às Pequenas e Médias Empresas os conhecimentos necessários para a auto-implementação de um sistema de gestão da qualidade de acordo com a NBR ISO 9001:2000.

Público Alvo
Empresas que estejam direcionando-se à Gestão da Qualidade.

Benefícios com a implantação do Programa
Organização e rentabilidade dos processos;
Aumento da confiança aos clientes;
Base para a melhoria contínua;
Foco na prevenção;
Incremento consistente na capacitação pessoal;
Tratamento e melhoria das não conformidades;
Clara definição de responsabilidades;
Redução de custos, eliminação de trabalho, perdas, desperdícios e inspeções.

Voltar para Soluções